Acontece no dia 12 de setembro, em Salvador, o III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura, promovido pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Academia de Letras da Bahia (ALB) e Gabinete Português de Leitura (GPL). O tema do evento é “Verdade e Liberdade de Expressão” e vai homenagear os jornalistas Flávio Costa, Juliana Dal Piva e Dom Phillips (in memoriam).
O evento vai tratar da importância do jornalismo e da literatura na busca pela verdade e para a desconstrução do contexto atual de proliferação de notícias falsas, impulsionado pela velocidade e profusão cada vez maior de informações, bem como a utilização equivocada das novas tecnologias. Debaterá inteligência artificial e os impactos na democracia, as fronteiras narrativas e da liberdade, e as fake news no cotidiano das fricções democráticas.
A atividade acontece das 8h30 às 17h30, no Auditório Samuel Celestino, que fica no 8º andar do Edfício Ranulfo de Oliveira, sede da ABI-Bahia, na Praça da Sé, em Salvador. O encontro é gratuito e aberto ao público, com foco nos profissionais e estudantes das áreas de Comunicação, Letras e Tecnologia. Interessados podem se inscrever clicando aqui.
Homenageados
- Juliana Dal Piva (ICL), jornalista catarinense, apresentadora do podcast ‘A vida secreta do Jair’ e autora do best seller ‘O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro’;
- Dom Phillips, jornalista britânico, morto em 2022 em uma emboscada na Amazônia, junto com o indigenista Bruno Pereira, homenageado através de sua viúva, a designer e ativista baiana Alessandra Sampaio;
- Flávio Costa, jornalista baiano, colunista do Portal UOL e consultor editorial do site Alma Preta, autor de reportagens investigativas sobre corrupção no Judiciário e na política, crime organizado e violações de direitos humanos.
Fonte / Imagem: Sinjorba