Eleições 2024Inclusão SocialMunicípiosPessoas com DeficiênciaPolítica

Feira de Santana: Campanha de José Ronaldo desrespeita pessoas com deficiência, em programa eleitoral

Coligação de Zé Neto entrou com representação para Justiça Eleitoral corrigir veiculação da propaganda em relação à acessibilidade para pessoas surdas

A Coligação Pra fazer o Futuro Acontecer, do candidato Zé Neto (PT), entrou com uma representação na Justiça Eleitoral contra a Coligação O amor sempre vence, do candidato José Ronaldo (UB), por desrespeitar pessoas com deficiência no programa eleitoral, exibido na TV, nos períodos da tarde e da noite, na última sexta (30/08).

Na representação, ajuizada no último domingo (01), a Coligação argumenta que houve “desrespeito à inclusão e às regras de acessibilidade”, onde os “representados apresentaram a linguagem de libra em tamanho inadequado, sendo quase impossível de visualização”.

Ainda, conforme argumenta a Coligação, “inexiste o “tamanho mínimo de metade da altura e 1/4 (um quarto) da largura da tela (Lei nº 13.146/2015, arts. 67 e 76, § 1º, III)”, restando evidente a ilegalidade, repudiável e de caráter, tristemente, excludente”.

Lideranças do movimento de Surdos de Feira de Santana consideram que a exibição da tela na propaganda é ofensiva pois invalida toda a luta que vem sendo travada para inclusão da comunidade surda.

Segundo as lideranças do movimento “Setembro é um mês relevante para a luta do surdo, e é importante a sociedade compreender os nossos direitos, em todos os ambientes e em todas as áreas. O que para alguns parece pouco e irrelevante, para nós é algo de proporção grandiosa, pois é nossa comunidade que sente diariamente as dificuldades”.

Além de requerer a proibição da veiculação da propaganda ou de qualquer outra peça publicitária que apresente a mesma ilicitude, pediu também atuação do Ministério Público Eleitoral, para que possa atuar no feito enquanto fiscal da lei.

Fonte: ASCOM Zé Neto – PT

Related posts

Suspeitos ligados a extermínio e mineração ilegal de ouro são presos 

Fulvio Bahia

Fabiola Mansur alerta para supressão indiscriminada de vegetação em Salvador devido à falta de discussão e planejamento do PDDU

Fulvio Bahia

Juazeiro: Gestão Suzana Ramos fecha parceria que trará inovação e melhorias para a alimentação escolar

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais