Aberto ao público, Projeto Conexão Literária promoverá encontros mensais
A Biblioteca Professor Jorge Portugal, da Câmara Municipal de Salvador, lança neste mês de setembro o Projeto Conexão Literária. Com um encontro mensal, a iniciativa vai promover a discussão de obras de diversos gêneros literários. O livro inaugural será Olhos d’Agua, de Conceição Evaristo e o primeiro encontro será quarta-feira (11).
Aberto a qualquer pessoa interessada em literatura e de forma gratuita, para participar do clube do livro da Biblioteca Professor Jorge Portugal basta preencher o formulário aqui.
O objetivo do projeto é criar um espaço acolhedor para a troca de ideias, ampliação do repertório literário e o compartilhamento de diferentes perspectivas. Cada encontro terá duração média de 45 minutos, começando às 9h45, sempre às quartas-feiras.
Livro do mês
A bibliotecária Normaci Correia explica a escolha do primeiro livro do clube. “Começaremos com Olhos d’Água, da linguista e aclamada escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, mostrando a permanência da exclusão do negro desde a escravidão no período colonial brasileiro”, pontua.
Olhos d’Água é uma obra composta por 15 contos que mergulham em temas como racismo, desigualdade social, violência e a resistência do povo negro, com um enfoque especial nas mulheres negras.
Como reforça a bibliotecária, “o livro nos coloca pelo avesso quando aborda essas questões sociais que permeiam o cotidiano de tantas pessoas negras e, ao mesmo tempo, traz uma delicadeza, muitas vezes poética nos contos narrados. É uma leitura poderosa e profundamente tocante”.
Olhos d’Água foi escolhido para a abertura do projeto pela importância das temáticas retratadas. Excepcionalmente no mês de abertura, acontecerão dois encontros, nos dias 11 e 25, em decorrência da densidade da obra. Os demais livros serão escolhidos posteriormente, pelo próprio grupo.
Fonte / Card: ASCOM CMS