Ação SocialCâmara Municipal de SalvadorCulturaInclusão SocialLiteraturaPolíticaSalvador

Biblioteca da Câmara de Salvador lança clube do livro

Aberto ao público, Projeto Conexão Literária promoverá encontros mensais

A Biblioteca Professor Jorge Portugal, da Câmara Municipal de Salvador, lança neste mês de setembro o Projeto Conexão Literária. Com um encontro mensal, a iniciativa vai promover a discussão de obras de diversos gêneros literários. O livro inaugural será Olhos d’Agua, de Conceição Evaristo e o primeiro encontro será quarta-feira (11). 

Aberto a qualquer pessoa interessada em literatura e de forma gratuita, para participar do clube do livro da Biblioteca Professor Jorge Portugal basta preencher o formulário aqui.

O objetivo do projeto é criar um espaço acolhedor para a troca de ideias, ampliação do repertório literário e o compartilhamento de diferentes perspectivas. Cada encontro terá duração média de 45 minutos, começando às 9h45, sempre às quartas-feiras.

Livro do mês

A bibliotecária  Normaci Correia explica a escolha do primeiro livro do clube. “Começaremos com Olhos d’Água, da linguista e aclamada escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, mostrando a permanência da exclusão do negro desde a escravidão no período colonial brasileiro”, pontua.

Olhos d’Água é uma obra composta por 15 contos que mergulham em temas como racismo, desigualdade social, violência e a resistência do povo negro, com um enfoque especial nas mulheres negras. 

Como reforça a bibliotecária, “o livro nos coloca pelo avesso quando aborda essas questões sociais que permeiam o cotidiano de tantas pessoas negras e, ao mesmo tempo, traz uma delicadeza, muitas vezes poética nos contos narrados. É uma leitura poderosa e profundamente tocante”. 

Olhos d’Água foi escolhido para a abertura do projeto pela importância das temáticas retratadas. Excepcionalmente no mês de abertura, acontecerão dois encontros, nos dias 11 e 25, em decorrência da densidade da obra. Os demais livros serão escolhidos posteriormente, pelo próprio grupo.

Fonte / Card: ASCOM CMS

Related posts

Feira de Santana: em inauguração de comitê, Zé Neto defende que ‘Feira precisa voltar a ser Princesa do Sertão’

Fulvio Bahia

Central de Acessibilidade de Salvador forma primeira turma de salva-vidas em Libras

Fulvio Bahia

Governo lança edital de R$ 15,5 milhões de apoio à pesquisa sobre políticas de drogas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais