ArteCulturaLazerTeatro

Caixa Cultural Salvador apresenta “Dom Quixote” com Leonardo Brício e Kadu Garcia 

Peça traz uma leitura contemporânea dos desafios e perigos enfrentados pelo protagonista do clássico. Apresentações acontecem entre os dias 19 e 29 de setembro

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, entre os dias 19 e 29 de setembro, a peça “Dom Quixote”, com os atores Leonardo Brício e Kadu Garcia.  O espetáculo conta com montagem e adaptação especial do imortal Geraldo Carneiro, direção de Fernando Philbert e produção de Carlos Grun. Serão dez apresentações nesta temporada, de quinta à domingo, às 20h, e sessão extra nos sábados, às 17h. O projeto tem a classificação indicativa para 12 anos e conta com o patrocínio da CAIXA e Governo Federal.

A peça faz uma leitura contemporânea dos desafios e perigos enfrentados por Dom Quixote: cavalos e lanças, moinhos de vento e dragões se apresentam hoje na forma de grandes metrópoles e a luta para sobreviver em meio a uma profusão de crises, smartphones e superpopulação. “Mas nós, novos Quixotes das grandes cidades, seguimos movidos pela capacidade de sonhar, pelo amor, pela empatia e a busca pela felicidade”, destaca Brício. 

 Sobre a obra Dom Quixote de La Mancha

Criado por Miguel de Cervantes (1547-1616) como uma sátira aos romances de cavalaria da época, a obra narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, homem de meia idade que, de tanto ler romances de cavalaria, decide se tornar um cavaleiro andante. Munido de uma armadura enferrujada e um cavalo, recruta Sancho Pança como seu fiel escudeiro. Quase tudo em sua jornada é fruto de sua imaginação: luta contra moinhos de vento que pensa serem dragões e vive em busca da amada Dulcineia, mais uma invenção de sua mente sonhadora.

Com 126 capítulos publicados em duas partes – a primeira em 1605 e a segunda em 1615 -, tornou-se a maior obra da literatura espanhola, o segundo livro mais lido da história, e o terceiro mais traduzido do mundo, além de ser considerado por muitos como o primeiro romance moderno. Salvador Dali, Pablo Picasso, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Cândido Portinari e tantos outros artistas se inspiraram em Dom Quixote, obra que tem se mostrado atual por tratar de temas universais e profundos do ser humano.

Os atores:

Leonardo Brício possui mais de 47 anos de carreira. Formado n’O Tablado, ator teve papéis de destaque em novelas, séries e teatro. Obras como “Renascer” e “Rei do Gado”, de Benedito Ruy Barbosa; “Anjo Mau”, de Cassiano Gabus Mendes, entre outras. No teatro, atuou em grandes produções como “Romeu e Julieta”, com direção de Moacyr Goes; “Péricles”, com direção de Ulisses Cruz; “Últimas Luas”, com Antônio Fagundes.

Kadu Garcia atuou em mais de 25 espetáculos, sendo dirigido por nomes como Aderbal Freire-Filho, Amir Haddad, André Paes Leme, entre outros. No cinema, foi indicado ao prêmio Redentor de melhor ator no Festival de Cinema do Rio/2021 pelo longa-metragem “Mundo Novo”, de Álvaro Campos. Outras produções em que atuou são “Homem Onça”, de Vinicius Reis, e “Minha mãe é uma peça”, de Susana Garcia. Na TV, participou das séries “Sob Pressão” (TV Globo), “D.P.A.” (Globo), “Nós” (Canal Brasil) e das novelas “A dona do pedaço” e “Deus salve o rei”, na TV Globo.

Serviço:

[Teatro] Dom Quixote com Leonardo Brício e Kadu Garcia
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador – BA
Data: 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de setembro de 2024. 
Horários: quinta-feira à domingo, às 20h. Aos sábados, duas sessões, às 17h e às 20h.
Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada para cliente CAIXA e todos os casos previstos em lei);
Vendas: Sympla o início das vendas obedece a calendário semanal (às 12h das terças-feiras que antecedem os espetáculos de cada semana): 17/09 (para as sessões de 19 a 22/09) e 24/09 (para as sessões de 26 a 29/09); 
Informações: (71) 3421-4200| CAIXA Cultural| @CaixaCulturalSalvador 
Classificação indicativa: 12 anos 
Acesso para pessoas com deficiência 
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Carlos Grum

Related posts

Chico Buarque integra patrimônio da sensibilidade brasileira

Fulvio Bahia

Festival Nacional de Artesanato na Bahia encerra inscrições nesta sexta (16)

Fulvio Bahia

Djangada Piano Jazz Trio se apresenta no Jazz Na Avenida, sexta-feira (10)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais