Ação SocialBahiaSaúdeServidor Público

Servidores da Educação participam de campanha de doação de sangue

Uma unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), está instalada no estacionamento da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para atender os servidores da instituição que desejam colaborar para o aumento do estoque de sangue na Bahia e ajudar a salvar muitas vidas. A iniciativa, que começou nessa terça-feira (10) e continua nesta quarta-feira (11), das 9h às 16h, integra as ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvap).

De acordo com a Fundação Hemoba, uma única doação pode salvar até quatro vidas, fornecendo componentes sanguíneos essenciais para pacientes em tratamentos diversos, como cirurgias, emergências médicas, tratamentos oncológicos e doenças crônicas. Além disso, doadores regulares contribuem para manter os estoques dos hemocentros abastecidos, garantindo que o sangue esteja disponível quando necessário.

Foto: Luiz Carrera – Ascom/SEC

Além de ajudar a salvar vidas, a doação de sangue traz benefícios também para o doador. O ato de doar promove um controle maior sobre a própria saúde, já que os doadores passam por uma triagem rigorosa e exames de sangue, que podem detectar precocemente algumas condições de saúde. Os especialistas lembram que, ao doar sangue, há um aumento na produção de novas células sanguíneas, o que pode revitalizar o sistema circulatório.

Foto: Luiz Carrera – Ascom/SEC

A servidora Daniela Lisboa, que doou sangue pela primeira vez, aproveitou a oportunidade. “Eu já vinha pensando em doar, mas as atribulações do dia a dia acabam nos acomodando. Com a unidade do Hemoba no local do trabalho facilitou. Agora, quero tornar essa ação uma rotina porque é uma atitude que vai beneficiar muita gente que pode estar em uma situação de emergência”. Já a coordenadora de Ensino Médio da SEC, Larissa Ferreira Gonçalves, disse que tem na sua rotina a doação de sangue. “Desde que um amigo precisou de doações de sangue por conta de uma complicada cirurgia no coração, há cerca de quatro anos, criei o hábito. A iniciativa da Secretaria de colocar uma unidade móvel aqui é muito importante, porque contribui para facilitar o desejo das pessoas de doar sangue e ajudar a salvar vidas”.

Fonte: Ascom/SEC
Foto:  Luiz Carrera – Ascom/SEC

Related posts

Barbara Santos: De estreante a medalhista em Mundial

Fulvio Bahia

Einstein abre processo seletivo para pessoas com deficiência no Hospital Ortopédico do Estado

Fulvio Bahia

Prefeitura remove 35 mil peças de publicidade irregular nas ruas de Salvador em sete meses 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais