O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), apontou nesta sexta-feira (13) a série de avanços alcançados pela gestão municipal nas políticas de inclusão para crianças com deficiência ou com transtorno espectro autista (TEA). Bruno citou diversas ações na área da saúde e da educação, como a construção de Centros Especializados de Reabilitação, a contratação de profissionais específicos e a implantação de salas com o Atendimento Educacional Especializado nas escolas.
A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é o local onde é realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), espaço destinado a crianças que precisam de acompanhamento individualizado, dentro do público alvo da educação especial, que engloba pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação.
“O município não oferecia nenhuma vaga na rede de educação para as crianças com deficiência e com autismo. A figura dos ADIs [Agentes de Desenvolvimento Infantil] não existia”, pontuou o prefeito. Atualmente, há 4 mil ADIs no município, dos quais 2,2 mil contratados pela atual gestão.
Bruno Reis ressaltou que a demanda por esse tipo de atendimento cresceu bastante após a pandemia. Para exemplificar, ele relatou que, de 2023 para 2024, o número de alunos com alguma deficiência ou com TEA matriculados na rede de ensino passou de 5 mil para 8 mil.
“Surgiu a necessidade de ampliar e transcender a aula regular, para ofertar melhores condições. Muitas mães solo criam sozinhas seus filhos com deficiência e abrem mão de suas vidas. Para dar suporte, criamos algumas novidades”, afirmou.
Entre as medidas, está a construção das salas com AEE, implantadas nas mais de 50 novas escolas e em mais 30 unidades de ensino já existentes. Além disso, a Prefeitura criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Cerca de 6 mil documentos já foram emitidos, segundo o candidato da coligação “O Trabalho Não Para”.
Bruno Reis lembrou ainda a implantação, durante o seu mandato, dos Centros Especializados de Reabilitação (CERs) no Bairro da Paz e em Cajazeiras, este último inaugurado nesta semana. O próximo Centro, com previsão de funcionamento ainda em setembro, é o de São Cristóvão.
“Antes as mães tinham que sair dos quatro cantos da cidade para ir à Apae, na Pituba, ou em algum serviço do centro da cidade. Começamos a levar esse atendimento para os bairros”, disse.
“Vamos concluir também a parceria em curso com a Apae, que vai ter um centro ainda maior, e inaugurar outro em Mussurunga, já em implantação. E vamos ter que ampliar para outras áreas da cidade”, concluiu.
Fonte: OffNews
Foto: Divulgação