Agentes de saúde e de endemias confirmaram, na manhã do último sábado (14), durante encontro com o candidato à prefeitura de Salvador pelo MDB, Geraldo Júnior, o não cumprimento do piso salarial das categorias e a suspensão do auxílio-periferia, por parte do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil). Embora tenha ingressado com ação judicial para suspender a propaganda eleitoral da coligação “Salvador pra Toda Gente”, que denunciava o problema, o candidato à reeleição foi desmentido pelos profissionais da saúde do município.
“Bruno caloteiro, pague meu dinheiro”, entoaram os servidores da atenção primária à saúde. Eles se reuniram com Geraldo e Fabya Reis, candidata a vice-prefeita, no Comitê Central de Campanha, para denunciar o desinteresse da atual gestão do Executivo Municipal em cumprir os direitos constitucionais da categoria.
Ainda segundo ela, cerca de 87,5% das gratificações foram cortadas pela Prefeitura Municipal. “Ao contrário de tudo que já foi veiculado sobre nós, a gestão atual vinculou que nós não poderíamos ter benefícios enquanto categoria por sermos de nível fundamental. E hoje eu quero dizer a toda a categoria dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde que nós somos, sim, fundamentais para a cidade, somos essenciais para a saúde”, defendeu.
No encontro, Geraldo criticou a postura do atual prefeito em tentar impedir a divulgação da real situação dos profissionais da saúde do município. “Quem está mentindo, nós ou ele?”, questionou o candidato, que também reforçou o compromisso de garantir mais 300 equipes de saúde da família, o pagamento do piso salarial, o retorno dos auxílios e o aumento de unidades de saúde na capital. “Nós temos o presidente Lula ao nosso lado, que já nos garantiu isso. Nos garantiu o reforço na saúde da nossa capital”, assegurou.
Ainda no sábado, Geraldo e Fabya participaram da plenária do candidato a vereador Dejair Santana (PT), no CEPE Salvador, em Stella Maris, onde se reuniram com apoiadores e representantes dos dez partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Fonte: OffNews
Foto: Divulgação