Ação SocialTrânsito

Conheça Eudes Santana, baiano que criou personagem para promover paz no trânsito

Na Semana Nacional do Trânsito, o “Agente Cidadão” leva mensagem de segurança para motoristas e pedestres


A Semana Nacional do Trânsito (SNT) é uma campanha anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para prevenir acidentes e, promover mais segurança para motoristas e pedestres. O tema da campanha deste ano é “Paz no trânsito começa por você”. Na Bahia, o funcionário de uma das instituições ligadas ao trânsito tem uma iniciativa pessoal para levar essa mensagem para as ruas da capital e de outras cidades baianas. O Agente Cidadão, personagem criado por Eudes Santana, já é conhecido nas escolas e eventos de conscientização que ocorrem no estado.

Foi no ano de 2017 que Eudes Santana teve a ideia de criar o personagem amigo da população e do trânsito: o Agente Cidadão. Desde então, nas horas vagas, o mascote conversa com pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas e crianças alertando para a importância de todos estarem atentos para a segurança nas vias públicas. É comum ver o Agente Cidadão orientando os pequenos para atravessarem a rua apenas na faixa de pedestre depois – claro – de olhar para os dois lados. “As crianças recebem as orientações com muita alegria e graça. Isso torna o trabalho muito mais leve!”, reflete.

Eudes recorda um momento na infância que o impactou e influenciou na decisão, não só da carreira, mas de criar o personagem. Quando criança, o baiano lembra a morte trágica no trânsito de uma pessoa próxima que causou comoção na cidade natal de Retirolândia. Anos mais tarde, depois de atuar em órgãos de trânsito, o Agente Cidadão nasceu com a missão de alertar a sociedade sobre a importância do respeito às regras do trânsito e as leis do estado.

Pós-graduado no assunto, o funcionário público pediu que a amiga e artista plástica Grasiele Mota criasse o personagem. Com investimento próprio, a ideia foi concretizada e tem cativado muita gente. “Ela utilizou uma foto minha para a caracterização. O Agente Cidadão parece muito comigo”, diverte-se Eudes que leva muito à sério a missão que abraçou voluntariamente.

O Agente Cidadão tem sua essência. Sempre que o funcionário público precisa vestir o personagem, nas horas de folga, a satisfação é grande. O Agente Cidadão já visitou escolas, públicas e particulares, e participou de diversas campanhas educativas. “O agente de trânsito ainda carrega consigo uma imagem punitiva na visão da maioria dos motoristas. No entanto, o trabalho do Agente de Trânsito deve ser visto com nobreza, é alguém que auxilia a sociedade, contribuindo para que acidentes e até óbitos sejam evitados”, pontua Eudes.

A importância do trabalho entusiasma Eudes, que já participou de diversas campanhas socioeducativas, inclusive em outras cidades, e faz questão de também atuar nas redes sociais “Fico satisfeito com a recepção deste conteúdo. Isso me faz acreditar que estou no caminho certo e ajudando a construir um futuro mais seguro e melhor para as pessoas. Participar de iniciativas como essa é sempre o mais significativo”, afirma o servidor público.

Medidas e cautelas

Com 24 anos de experiência na área de trânsito, Eudes Santana sinaliza atitudes que podem ser adotadas para um trânsito mais seguro:

1-Faixas de pedestres sem semáforos: Na capital baiana, existem algumas faixas de pedestres que não possuem semáforos, o que acaba gerando confusão para a população que quer atravessar e para motoristas. Por causa da ausência desse equipamento, muitos acidentes evitáveis acabam acontecendo. Para evitar situações caóticas e tragédias, a pessoa que tiver o interesse de cruzar a pista pode levantar o braço, sinalizando para que a intenção seja mais facilmente percebida pelos condutores.

2-Motociclistas e os riscos na pista: Acidentes envolvendo motociclistas costumam acontecer mais vezes devido a alguns motivos: invasão do sinal vermelho, ausência da distância regulamentar entre os motociclistas e outros veículos, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a distância mínima deve ser de 1,5 metro.

3-Ciclovia é espaço destinado para bicicletas e não para motos: Em busca de caminhos mais curtos muitos motociclistas dão a famosa “roubadinha” e invadem faixas reservadas a bicicletas e acabam provocando acidentes.

4-Transporte escolar clandestino: Transporte escolar clandestino não é a uma opção para famílias que prezam pela segurança de suas crianças. Por não ser regulamentado, o serviço pode ser interrompido pelas as autoridades policiais e de trânsito, durante o deslocamento até a escola por não ter a devida licença, o que garante maior segurança as crianças e aos pais quanto aos perigos da cidade.

Quem é Eudes Santana?
Casado e pai de três filhos. Eudes nasceu em Retirolândia e veio para Salvador no ano de 1998. Na capital, concluiu a primeira graduação em Turismo na Fundação Visconde Cairu. Seguiu estudos com pós-graduação em Auditoria e Gestão Ambiental, curso de tecnólogo em Transporte Terrestre (UFBA) e pós- graduação em Gestão de Trânsito (UNEB). Com 21 anos de serviço prestados na Superintendência de Transporte, hoje SEMOB (Secretaria de Mobilidade) e atualmente trabalha no setor de projetos de trânsito na TRANSALVADOR. Com o órgão fiscalizador, o agente já participou de diversas ações em prol da promoção da segurança no transporte e trânsito.

Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Turma de Escola Família Agrícola se forma com compromisso de produção de alimentos saudáveis

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura realiza projeto junto a crianças e adolescentes atendidos no CAPSi

Fulvio Bahia

Filhos de Jorge se apresentam em evento em prol do Hospital Martagão Gesteira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais