MunicípiosSaúde

Lauro de Freitas: Secretaria de Saúde de entrega 144 novos aparelhos auditivos a pacientes da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde (SESA) sob a coordenação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), está convidando os pacientes que já passaram por avaliação com especialistas e apresentam critérios para o uso de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) a comparecerem ao CER, que fica localizado no campus da faculdade UNIME, para realizar a concessão.

O secretário de Saúde, Ricardo Santos, mais conhecido como Cadinho Caranguejo, explicou o processo de atendimento: “A primeira etapa é a consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS). Em seguida, o paciente com queixa de perda auditiva é encaminhado para uma consulta com o médico otorrinolaringologista, o agendamento é realizado por meio da Central de Regulação. Após a consulta com o otorrinolaringologista, o paciente passa por uma avaliação audiológica para a confirmação da perda auditiva. Ele é então encaminhado para avaliação com uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, assistente social e psicólogos. Posteriormente, são realizados a pré-moldagem, o teste e, finalmente, a concessão do aparelho auditivo”, detalhou.

Lea Mara Melo, coordenadora do CER, ressaltou a importância dos aparelhos auditivos entregues nesta manhã para a qualidade de vida dos usuários do SUS. “O aparelho auditivo é essencial para proporcionar uma reintegração social bem como melhorar e facilitar a comunicação. É uma tecnologia assistiva que proporciona a amplificação dos sons. A perda auditiva tem um impacto direto na autoestima, nas relações interpessoais, cognitivas e até na performance profissional e educacional do indivíduo. O CER oferece suporte contínuo a esses pacientes enquanto estiverem na nossa rede de atendimento municipal”, explicou.

O Centro Especializado em Reabilitação de Lauro de Freitas oferece uma ampla gama de serviços, incluindo reabilitação auditiva, física e intelectual, reforçando o compromisso da Secretaria em garantir atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A reabilitação auditiva, em particular, é um passo fundamental para devolver aos pacientes a capacidade de ouvir e se reintegrar plenamente à sociedade, elevando consideravelmente sua qualidade de vida.

Fonte / Foto: ASCOM PMLF

Related posts

Terminal Mussurunga terá vacinação contra Covid-19

Fulvio Bahia

Prefeitura Municipal de Dom Basílio promove novo concurso público com salários de até R$ 3 mil

Fulvio Bahia

Drogas são apreendidas em imóvel abandonado na zona rural de SAJ

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais