BahiaBrasilJuventudeMeio AmbienteMudanças ClimáticasNordestePovos Quilombolas

Juventudes pesqueiras e quilombolas brasileiras se encontram em Salvador para debater mudanças climáticas e racismo ambiental

Mudar – verbo transitivo, ato que provoca transformações sociais. Atentas, atentos e atentes, as juventudes pesqueiras e quilombolas dos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Piauí e Sergipe reúnem-se em Salvador, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, para debater os impactos e as estratégias de enfrentamento contra o racismo ambiental e as mudanças climáticas em suas comunidades e territórios. O evento, realizado pelas regionais estaduais do Conselho Pastoral de Pescadores e Pescadoras, contará com uma formação para juventudes em estratégias e conteúdos para mídias digitais.

Com o objetivo de empoderar as juventudes pesqueiras e quilombolas, o “Encontro sobre Mudanças Climáticas, Racismo Ambiental e Comunicação com a Juventude” tem em sua abertura no dia 27 de setembro uma mesa interativa para aprofundar as temáticas debatidas na ação com a Thux – advogada e diretora executiva da Perifa Connection, plataforma que disputa narrativas e confluência nas periferias brasileiras, integrante do Observatório do Clima e da Coalizão Negra por Direitos do Rio de Janeiro. Em sua fala, ela também abordará temas relacionados à raça e periferia, justiça climática, racismo ambiental e comunicação popular.

Promover a reflexão a partir do intercâmbio de vivências é uma das missões deste encontro, que contará com ações de Teatro do Oprimido. O objetivo é que os jovens das comunidades pesqueiras e quilombolas compartilhem suas percepções sobre as situações de racismo ambiental e os impactos das mudanças climáticas vivenciadas em suas comunidades. Após esses intercâmbios de saberes e experiências, no dia 28 de setembro, a equipe da Agência Criôla Criô, responsável pela comunicação do CPP Bahia-Sergipe – Daniele Souza, Jonaire Mendonça e Rafael Brito – conduzirá, por meio de uma oficina de mídias sociais, a transmissão de conhecimentos e metodologias para a produção de conteúdos visuais autênticos que valorizem suas identidades e realidades, utilizando ferramentas acessíveis, como celulares.

O “Encontro sobre Mudanças Climáticas, Racismo Ambiental e Comunicação com a Juventude”é uma estratégia política de comunicação com essas juventudes, que estão imersas nos cotidianos de suas comunidades quilombolas e pesqueiras, mas também nas redes sociais. Por isso, é fundamental promover a reflexão sobre as temáticas da mudança climática e do racismo ambiental, para que possam utilizar os meios de comunicação como instrumentos de defesa de seus territórios e culturas.

Serviço
O quê: “Encontro sobre Mudanças Climáticas, Racismo Ambiental e Comunicação com a Juventude”, realizado pelas regionais estaduais do Conselho Pastoral de Pescadores Bahia-Sergipe, Ceará, Minas Gerais e Piauí
Quando: 27, 28 e 29 de setembro (sexta, sábado e domingo)
Local: Centro de Formação da Juventude Cristã: Est da Muriçoca, s/n – São Marcos (ao lado Salesiano Dom Bosco e em frente Instituto Anísio Teixeira)

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto – Ascom CPP Bahia-Sergipe

Related posts

Odontomóvel chega a 125 municípios e beneficia 144 mil estudantes, educadores e trabalhadores da Educação

Fulvio Bahia

Primeiro transplante de pele do interior da Bahia é realizado no Hospital Clériston Andrade

Fulvio Bahia

IBGE promove evento para discutir e rever o conceito de aglomerado subnormal

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais