Neste sábado (28), estreia no canal Histórias em Fluxo, no YouTube, o documentário “As Marisqueiras de Plataforma”, que retrata a vida das mulheres marisqueiras do bairro de Plataforma, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Dirigido pelo historiador e cineasta Raphael Paranhos, o filme oferece uma imersão nas tradições e na luta diária dessas trabalhadoras. Paranhos, que já dirigiu o documentário “Narrativas da Maré”, sobre os pescadores de Praia Grande, onde nasceu, percebeu durante as gravações anteriores a ausência das mulheres marisqueiras em suas entrevistas. Inspirado por essa lacuna e após conversar com a produtora Suane Lima, ele decidiu dar voz às marisqueiras e explorar suas histórias e sua relação com o mar.
O diretor conta que sua observação começou durante o período em que lecionava numa escola pública do bairro de Plataforma. “Todos os dias, ao ir de trem para o trabalho, via as marisqueiras ocupando a praia. A presença dessas mulheres na cultura do subúrbio é fundamental, não apenas pela força e resiliência, mas também pela importância econômica e cultural que trazem para a comunidade”, afirma Raphael.
Com montagem, edição e finalização assinadas por Deniere Rocha, “As Marisqueiras de Plataforma” é uma celebração da determinação dessas mulheres, além de destacar o papel delas na preservação das tradições culturais e ambientais da região.
Para assistir ao documentário e conferir a ficha técnica completa, acesse o canal Histórias em Fluxo no YouTube clicando aqui.
Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa