BahiaEducaçãoInclusão SocialSalvador

VII Seminário Corpo e Cultura: Sustentabilidade e Inclusão

Evento reúne, na UFBA, pesquisadoras e pesquisadores nacionais e internacionais para debater os impactos socioambientais da moda, ética e práticas inclusivas

Como parte das celebrações pelos seus 15 anos, o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promove, nos próximos dias 10 e 11 de outubro, o VII Seminário Corpo e CulturaSustentabilidade e Inclusão, com uma aguardada programaçãopresencial, no Auditório do PAF 5 (Ondina), da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, reunindo pesquisadoras, pesquisadores, agentes dos campos da moda e da cultura nacionais e internacionais.

Nessa edição especial do evento, a proposta é estimular reflexões sobre moda, sustentabilidade e inclusão, que precisam ser reconhecidas como indissociáveis na contemporaneidade, incentivando assim o intercâmbio de ideias para a construção de práticas responsáveis e inclusivas. Com um foco especial no impacto social e ecológico da moda, o VII Seminário Corpo e Cultura promete estimular um debate que perpassa a corporalidade e as experiências requeridas no universo criativo das roupas, joias e dos acessórios.

“Durante esses quinze anos de trajetória, buscamos aprofundar as reflexões que incorporam a sensibilidade crítica e teórica que lançam um olhar particular para as experimentações e vivências corporais, em contextos diversos, articulando sempre a moda, cultura, aparência em associação às demandas contemporâneas”, destaca a Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira, coordenadora do Corpo e Cultura.

Para a conferência de abertura Moda sustentável, responsável e ética – Antropologia das grandes manobras da moda e do luxo na era ecológica, no dia 10 de outubro, a partir das 9h, o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura convida a Profa. Dra. Velérie de Mazières, da École des hautes études en sciences sociales (EHESS/Paris), com mediação da Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira (UFRB). A pesquisadora francesa Velérie de Mazières se dedica às investigações sobre a moda e seus desafios ecológicos, a partir de uma perspectiva responsável e ética. O objetivo é ampliar o diálogo entre Brasil e França, a fim de incentivar, em ambos os países, a incorporação e o aprofundamento aos avanços necessários à sustentabilidade e à transição ecológica do segmento de moda. 

A programação continua no dia 10, entre 10h30 e 12h, com a Mesa Joias, Roupas e Acessórios Sustentáveis, com apresentações da especialista em Sustentabilidade e ESG, Mônica Rocha (GP Corpo e Cultura/UFBA), e das designers de moda baiana Luciana Galeão e Márcia Ganem, com mediação da Profa. Dra. Gina Reis (GP Corpo e Cultura/USP). À tarde, a Mesa Corporalidades e Modas Inclusivas tem participações das pesquisadoras do grupo de pesquisa Manoele Fonseca (UFRB) e Amanda Raielly (UFBA) e do pesquisador Marco Ferraz (UFRB), com a mediação de Layla Shasta (GP Corpo e Cultura/UFRB).  Às 16h, tem lançamento do livro Politeísmos Corporais, publicação inédita do grupo de pesquisa, que tem como organizadoras as professoras e pesquisadoras Gina Reis, Renata Leahy e Renata Pitombo Cidreira.

Para fechar o primeiro dia, a expectativa é pelas visitas guiadas, que começam a partir do ateliê da designer Márcia Ganem, às 16h30. E seguem, no dia seguinte, 11 de outubro, a partir das 10h, no ateliê da designer Luciana Galeão. Referências nacionais e internacionais em moda, Luciana Galeão e Márcia Ganem se dedicam à articulação de estratégias criativas com ênfase na redução dos impactos socioambientais, tais como o upcycling (reutilização de materiais) e ações coletivas dialógicas que destaquem o papel sociopolítico e inclusivo da moda, a partir de um olhar particularizado a questões significativas relacionadas à diversidade, à visibilidade de corpos e a afirmação de existências múltiplas.

Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura: 15 anos

Ao longo desses 15 anos, o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura vem realizando anualmente, sem interrupções, seminários abertos ao público – que se alternam em edições do Seminário Corpo e Cultura e Seminário Corpo, Moda e Performance – com a proposta de incentivar a troca de conhecimento entre pesquisadoras e pesquisadores do grupo de pesquisa com outros grupos, assim como pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do mundo.

O VII Seminário Corpo e Cultura é uma promoção do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (Cadastrado no CNPq) –  sob a coordenação das professoras doutoras Renata Pitombo Cidreira (UFRB) e Beatriz Ferreira Pires (USP) – com o apoio institucional e financeiro do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM) da UFRB. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do link disponível no Instagram: @gpcorpoecultura.

A imagem que ilustra o material gráfico do evento foi gerada por meio de Inteligência Artificial Generativa, na plataforma Canva. O processo ocorreu a partir do uso da engenharia de comandos. Primeiro, foi solicitada uma imagem que representasse a relação entre corpo, cultura, sustentabilidade e inclusão. A IA ofereceu um conjunto de três imagens em tons terrosos, sendo a escolhida a que está presente na ilustração.

VII Seminário Corpo e Cultura: Sustentabilidade e Inclusão

Onde? Auditório do PAF 5, da UFBA (Ondina), Salvador (BA)
Quando? 10 e 11 de outubro de 2024.
Gratuito – Inscrições no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLqCBXLWFeLqWMooG_Tx5zyepmRaoBPxtRw2_xUqAllNj-3A/viewform

Mais informações no Instagram @gpcorpoecultura

PROGRAMAÇÃO DO VII SEMINÁRIO CORPO E CULTURA

10 de outubro de 2024

Local: Auditório do PAF 5, da UFBA (Ondina), Salvador (BA)

9h – Conferência de abertura: Moda sustentável, responsável e ética – Antropologia das grandes manobras da moda e do luxo na era ecológica

●             Velérie de Mazières (EHESS)

Mediação: Renata Pitombo Cidreira (UFRB)

10h30 – 12h – Mesa 1: Joias, Roupas e Acessórios Sustentáveis

Mediação: Gina Reis (GP Corpo e Cultura)

●             Mônica Rocha (UFBA)

●             Luciana Galeão (designer)

●             Márcia Ganem (designer)

14h – 16h – Mesa 2: Corporalidades e Moda Inclusivas

Mediação: Layla Shasta (UFRB)

●             Amanda Raielly (UFBA)

●             Manoele Fonseca (UFRB)

●             Marco Ferraz (UFRB)

16h – Lançamento do livro Politeísmos Corporais

16h30 – Visita guiada ao ateliê de Márcia Ganem
Local: Casa de Castro Alves, Rua do Passo, 52, Santo Antônio, Salvador (BA).

11 de outubro de 2024

10h – Visita guiada ao ateliê de Luciana Galeão
Local: Rua Direita do Santo Antônio, 448, Santo Antônio, Salvador (BA).

Fonte: Assessoria de Imprensa
Card: Divulgação

Related posts

Poções: Agricultores familiares o município realizam primeira entrega de derivados de mandioca ao Programa de Aquisição de Alimentos

Fulvio Bahia

Ivete Sangalo e Bell Marques são confirmados no Festival Virada Salvador

Fulvio Bahia

Webinar esclarece sobre edital Cidade Zero Carbono 2023 nesta terça-feira (11) 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais