Evento reúne, na UFBA, pesquisadoras e pesquisadores nacionais e internacionais para debater os impactos socioambientais da moda, ética e práticas inclusivas
Como parte das celebrações pelos seus 15 anos, o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promove, nos próximos dias 10 e 11 de outubro, o VII Seminário Corpo e Cultura: Sustentabilidade e Inclusão, com uma aguardada programaçãopresencial, no Auditório do PAF 5 (Ondina), da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, reunindo pesquisadoras, pesquisadores, agentes dos campos da moda e da cultura nacionais e internacionais.
Nessa edição especial do evento, a proposta é estimular reflexões sobre moda, sustentabilidade e inclusão, que precisam ser reconhecidas como indissociáveis na contemporaneidade, incentivando assim o intercâmbio de ideias para a construção de práticas responsáveis e inclusivas. Com um foco especial no impacto social e ecológico da moda, o VII Seminário Corpo e Cultura promete estimular um debate que perpassa a corporalidade e as experiências requeridas no universo criativo das roupas, joias e dos acessórios.
“Durante esses quinze anos de trajetória, buscamos aprofundar as reflexões que incorporam a sensibilidade crítica e teórica que lançam um olhar particular para as experimentações e vivências corporais, em contextos diversos, articulando sempre a moda, cultura, aparência em associação às demandas contemporâneas”, destaca a Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira, coordenadora do Corpo e Cultura.
Para a conferência de abertura Moda sustentável, responsável e ética – Antropologia das grandes manobras da moda e do luxo na era ecológica, no dia 10 de outubro, a partir das 9h, o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura convida a Profa. Dra. Velérie de Mazières, da École des hautes études en sciences sociales (EHESS/Paris), com mediação da Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira (UFRB). A pesquisadora francesa Velérie de Mazières se dedica às investigações sobre a moda e seus desafios ecológicos, a partir de uma perspectiva responsável e ética. O objetivo é ampliar o diálogo entre Brasil e França, a fim de incentivar, em ambos os países, a incorporação e o aprofundamento aos avanços necessários à sustentabilidade e à transição ecológica do segmento de moda.
A programação continua no dia 10, entre 10h30 e 12h, com a Mesa Joias, Roupas e Acessórios Sustentáveis, com apresentações da especialista em Sustentabilidade e ESG, Mônica Rocha (GP Corpo e Cultura/UFBA), e das designers de moda baiana Luciana Galeão e Márcia Ganem, com mediação da Profa. Dra. Gina Reis (GP Corpo e Cultura/USP). À tarde, a Mesa Corporalidades e Modas Inclusivas tem participações das pesquisadoras do grupo de pesquisa Manoele Fonseca (UFRB) e Amanda Raielly (UFBA) e do pesquisador Marco Ferraz (UFRB), com a mediação de Layla Shasta (GP Corpo e Cultura/UFRB). Às 16h, tem lançamento do livro Politeísmos Corporais, publicação inédita do grupo de pesquisa, que tem como organizadoras as professoras e pesquisadoras Gina Reis, Renata Leahy e Renata Pitombo Cidreira.
Para fechar o primeiro dia, a expectativa é pelas visitas guiadas, que começam a partir do ateliê da designer Márcia Ganem, às 16h30. E seguem, no dia seguinte, 11 de outubro, a partir das 10h, no ateliê da designer Luciana Galeão. Referências nacionais e internacionais em moda, Luciana Galeão e Márcia Ganem se dedicam à articulação de estratégias criativas com ênfase na redução dos impactos socioambientais, tais como o upcycling (reutilização de materiais) e ações coletivas dialógicas que destaquem o papel sociopolítico e inclusivo da moda, a partir de um olhar particularizado a questões significativas relacionadas à diversidade, à visibilidade de corpos e a afirmação de existências múltiplas.
Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura: 15 anos
Ao longo desses 15 anos, o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura vem realizando anualmente, sem interrupções, seminários abertos ao público – que se alternam em edições do Seminário Corpo e Cultura e Seminário Corpo, Moda e Performance – com a proposta de incentivar a troca de conhecimento entre pesquisadoras e pesquisadores do grupo de pesquisa com outros grupos, assim como pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do mundo.
O VII Seminário Corpo e Cultura é uma promoção do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (Cadastrado no CNPq) – sob a coordenação das professoras doutoras Renata Pitombo Cidreira (UFRB) e Beatriz Ferreira Pires (USP) – com o apoio institucional e financeiro do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM) da UFRB. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do link disponível no Instagram: @gpcorpoecultura.
A imagem que ilustra o material gráfico do evento foi gerada por meio de Inteligência Artificial Generativa, na plataforma Canva. O processo ocorreu a partir do uso da engenharia de comandos. Primeiro, foi solicitada uma imagem que representasse a relação entre corpo, cultura, sustentabilidade e inclusão. A IA ofereceu um conjunto de três imagens em tons terrosos, sendo a escolhida a que está presente na ilustração.
VII Seminário Corpo e Cultura: Sustentabilidade e Inclusão
Onde? Auditório do PAF 5, da UFBA (Ondina), Salvador (BA)
Quando? 10 e 11 de outubro de 2024.
Gratuito – Inscrições no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLqCBXLWFeLqWMooG_Tx5zyepmRaoBPxtRw2_xUqAllNj-3A/viewform
Mais informações no Instagram @gpcorpoecultura
PROGRAMAÇÃO DO VII SEMINÁRIO CORPO E CULTURA
10 de outubro de 2024
Local: Auditório do PAF 5, da UFBA (Ondina), Salvador (BA)
9h – Conferência de abertura: Moda sustentável, responsável e ética – Antropologia das grandes manobras da moda e do luxo na era ecológica
● Velérie de Mazières (EHESS)
Mediação: Renata Pitombo Cidreira (UFRB)
10h30 – 12h – Mesa 1: Joias, Roupas e Acessórios Sustentáveis
Mediação: Gina Reis (GP Corpo e Cultura)
● Mônica Rocha (UFBA)
● Luciana Galeão (designer)
● Márcia Ganem (designer)
14h – 16h – Mesa 2: Corporalidades e Moda Inclusivas
Mediação: Layla Shasta (UFRB)
● Amanda Raielly (UFBA)
● Manoele Fonseca (UFRB)
● Marco Ferraz (UFRB)
16h – Lançamento do livro Politeísmos Corporais
16h30 – Visita guiada ao ateliê de Márcia Ganem
Local: Casa de Castro Alves, Rua do Passo, 52, Santo Antônio, Salvador (BA).
11 de outubro de 2024
10h – Visita guiada ao ateliê de Luciana Galeão
Local: Rua Direita do Santo Antônio, 448, Santo Antônio, Salvador (BA).
Fonte: Assessoria de Imprensa
Card: Divulgação