BahiaEleições 2024Governo do EstadoPolíticaSecretaria de Segurança PúblicaSegurança Pública

Operação Eleições 2024: SSP mobiliza 34 mil agentes e 4 mil câmeras no primeiro turno na Bahia

Neste domingo (6), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) realiza a Operação Eleições 2024 em toda a Bahia para garantir a tranquilidade e a segurança do processo democrático. Com a participação de 34 mil policiais e bombeiros, bem como o suporte de aproximadamente quatro mil câmeras espalhadas pelos locais de votação, o Estado conta com uma estrutura robusta de monitoramento.

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, cerca de 40 órgãos estaduais, federais e municipais trabalham em conjunto durante as 72 horas de operação. A iniciativa visa acompanhar a escolta das urnas e reforçar o combate aos crimes eleitorais.

O governador Jerônimo Rodrigues visitou a Central de Monitoramento neste domingo, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacando a importância do CICC na manutenção da ordem e da transparência durante o pleito. “Estou aqui, hoje, muito afinado para que a gente possa, ao final do dia, celebrar o sucesso das eleições, e que a Bahia possa contribuir com essa paz nas eleições. Até às 17h, estarei aqui, mas a equipe continuará até amanhã, quando as celebrações, as festas das pessoas estarão acontecendo. A Polícia Civil, a Militar, DPT, área de presídio, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, todos estão aqui dentro. Os órgãos de trânsito do município também estão tentando garantir que a paz das eleições aconteça. Então, é desejar a todos um dia de paz”, afirmou o chefe do Executivo.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Rui Costa também enfatizou que reunir todos os esforços necessários para garantir a segurança e o monitoramento das eleições é fundamental para a democracia brasileira: “a presença da Justiça Eleitoral e dos servidores municipais, junto com as polícias Civil, Militar e Federal, reflete a integração de esforços para assegurar uma votação pacífica, onde a vontade do eleitor prevaleça. O respeito entre os adversários é essencial para a democracia. Tivemos um tempo para convencer os eleitores e, agora, chegou o momento de votar em paz. No final do dia, o vencedor celebra, enquanto quem não ganhou se prepara para a próxima oportunidade. É assim que a democracia funciona”.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Direito ao voto

Além do monitoramento e da segurança reforçada pela Operação Eleições 2024, o direito ao voto também será garantido a 612 detentos em 13 unidades prisionais da Bahia, o terceiro estado com o maior número de eleitores nessa condição. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas serão levadas aos presídios, já que os presos preventivos e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas não podem sair para votar. No total, 6.322 detentos em todo o Brasil poderão participar do pleito, escolhendo os representantes municipais.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Matheus Landim

Related posts

Poções: Agricultores familiares o município realizam primeira entrega de derivados de mandioca ao Programa de Aquisição de Alimentos

Fulvio Bahia

Suíca reúne profissionais de limpeza urbana, faz homenagens, amplia luta por regulamentação e destaca atuação do SindilimpBA

Fulvio Bahia

Sílvio Humberto homenageia Ceuja em Sessão Especial

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais