CulturaDiversidadeDiversidade de GêneroEducaçãoLiteratura

Bullying e sexualidade infantil: livro aproxima pequenos leitores do tema diversidade

Professor da UNEB, Nilton Milanez dedica nova obra literária às pessoas que aceitam todas as formas de amar

O tema “sexualidade” é, para muitos pais, o bicho papão na educação dos filhos. O assunto, por si só, ainda é cercado de tabus para famílias, especialmente quando as relações amorosas fogem da norma heterossexual. Escrito pelo pesquisador Nilton Milanez, o livro Ravi, o ursinho arco-íris traz a mensagem do amor que transcende o gênero para as crianças. A obra literária terá pré-lançamento na Livraria do Glauber, no próximo sábado, 12 de outubro, às 16h.

Ravi, o ursinho arco-íris conta a história de um urso filhote muito singular, que tem a pata colorida e declara que o animal que ele mais gosta na escola é o Pinguim Tristan. Após expressar o que passa em seu coração doce, os colegas praticam bullying com os dois, chamando-os de “gays”. “Este livro explica sobre o sentido das palavras e as relações que elas estabelecem com as pessoas. Alerta sobre o bullying na escola e apresenta soluções de como enfrentar essa situação, incluindo a colaboração dos pais e a intervenção dos educadores”, detalha o autor que defende a necessidade da participação da família e da escola neste processo de educação contra a homofobia.

O primeiro livro de Nilton Milanez dedicado às crianças faz parte de uma trilogia no campo das sexualidades. Os dois primeiros – Audiovisualidades em mim: autoanálise foucaultiana, criança viada e corpo na Ditadura e Pavor de viver: contos gaysex são destinados ao público adulto. “Por que ser gay seria uma ofensa, uma humilhação? É uma forma de afeto, uma forma de amor que escapa a um modelo binário, com uma norma heterossexual, que dita regras e conceitos, impondo uma única maneira de as pessoas se relacionarem. Isso ultrapassa a questão biológica, dos órgãos sexuais, que determina quem é homem ou mulher. O gênero, ser homem ou mulher, é uma construção social”, destaca o escritor.

O tabu de que a homossexualidade é uma ofensa abraça o pensamento equivocado de que a sexualidade pode ser influenciada por fatores externos, como possuir pais do mesmo gênero ou consumir conteúdos culturais de artistas da comunidade LGBTQIAPN+. “É uma característica inata, assim como a cor dos olhos ou a altura, a cor da pele, a textura dos cabelos. A orientação sexual não é uma escolha, mas sim como a criança se reconhece”, esclarece Milanez.

A temática é tão sensível quanto necessária. Há um pouco mais de uma dezena de livros que abordam questões LGBTQIAPN+ para o público infantil. “São questões sobre a diversidade que dizem respeito aos sentimentos e à percepção de si e do outro pela criança, assim como suas formas de se relacionar com afeto junto às pessoas que a rodeiam”, acrescenta o autor lembrando que a obra traz o conceito de inclusão também através da experiência em multilinguagens, já que a história de Ravi tem versões de animação em audiovisual em português, inglês e espanhol.

Acima de tudo, a linguagem que precisa ser entendida é a do AMOR para a construção de um mundo mais justo, com crianças e adultos mais empáticos, que respeitem as sigularidades, combatam as desigualdades e defendam o direito de todos serem felizes sendo quem são, livres de estereótipos, amarras e preconceitos. “E a literatura infantil é uma ferramenta divertida e poderosa para levar essa mensagem adiante. Respeito e diversidade são as palavras da vez! Não há mais espaço para intolerância e preconceito”, defende o autor lembrando que Ravi, o ursinho arco-íris será lançado também durante a Feira Literária de Cachoeira (FLICA), no dia 19 de outubro, às 14h, na programação paralela do Ocupa Cachoeira Literário. O encontro será no Memorial Anna Nery.

Quem é Nilton Milanez?

Nilton Milanez nasceu em Itatiba, São Paulo. É tradutor, escritor e pesquisador na área de sexualidades. Mora em Salvador e é professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Viveu em Londres, quando jovem e, em outras ocasiões, em Paris: no período de seu pós-doutorado em Discurso, Corpo, Cinema, na Sorbonne Nouvelle, e no estágio pós-doutoral em Psicanálise, na Paris VIII. Com pós-doutorado também em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia, se dedica atualmente à literatura LGBTQIAPN+ para adultos e para a infância. Suas obras estão disponíveis no site da Estante Virtual.


Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Dias d’Ávila: Prefeitura celebra Independência do Brasil com Aula Pública Histórica

Fulvio Bahia

VOU TE CONTAR!, do ator e diretor Marcelo Praddo, volta a cartaz no segundo semestre

Fulvio Bahia

Última noite do Concha Negra terá show “Adão Canta Bob”, homenagem ao pai do reggae

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais