ArteCulturaInclusão SocialLazer

Oficina de Bonecos, gratuita e ministrada por Olga Gómez, acontece no MAB – Museu de Arte da Bahia

As inscrições, com vagas limitadas, serão feitas presencialmente, no próximo sábado, dia 12, primeiro dia da oficina

Começa no próximo sábado, dia 12 de outubro, a Oficina de Bonecos, ministrada por Olga Gómez, artista plástica, encenadora de formas animadas e diretora da premiada Companhia A RODA de Teatro de Bonecos. O objetivo da oficina é ensinar a construir os bonecos de luva, também chamados de fantoches ou mamulengos, objetos difundidos pelo teatro de animação e que fazem parte do imaginário popular brasileiro. Será a primeira vez que a companhia A RODA irá compartilhar os segredos dos mecanismos dos seus bonecos, uma vez que as oficinas já realizadas foram de animação e manipulação, mas nunca de construção de bonecos.

A carga horária da Oficina de Bonecos será de 40 horas, divididas em cinco encontros: dias 12, 19 e 26 de outubro e dias 02 e 03 de novembro, sendo quatro sábados e um domingo. Cada encontro terá a duração de 8 horas, das 9h às 13h e das 15h às 19h, e todos eles acontecem no Museu de Arte da Bahia – MAB, no Corredor da Vitória. Os alunos receberão certificados e a participação é totalmente gratuita, tendo em conta que a atividade é fomentada pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, do Governo Federal. É necessário levar papel, lápis e tesoura, mas os demais materiais serão fornecidos também gratuitamente.

As inscrições serão feitas apenas presencialmente, no MAB, no próprio dia 12 de outubro, próximo sábado, dia do primeiro encontro. Como são apenas 15 vagas, a ministrante Olga Gómez fará a seleção dos participantes de acordo com as aptidões para o teatro de animação de bonecos, o uso de ferramentas de construção e o manuseio da madeira. Entre os potenciais alunos selecionados estão bonequeiros, estudantes, artistas e público adulto interessado.


Sobre os cinco encontros:

No primeiro encontro, os participantes conhecerão as principais técnicas de animação e poderão experimentar bonecos de diversas procedências, além de ter contato com livros e outras referências que compõem o arquivo da companhia. A intenção é despertar a imaginação dos participantes para os vários aspectos que envolvem a criação de uma personagem e perceber como a escolha da técnica de animação determina a articulação do boneco a ser construído.

No segundo encontro, cada participante começará a desenvolver o seu projeto de boneco de luva, começando pela realização de desenhos e planos que ajudam na criação e na construção da cabeça e das mãos feitas em madeira.

O terceiro encontroserá dedicado ao trabalho com madeira, material que exige tempo e dedicação dos participantes, com dicas de como esculpir mãos e cabeças. A partir de um modelo escolhido, serão feitas demonstrações para encontrar as melhores soluções para as articulações e mecanismos. O desafio será planejar um boneco que funcione não apenas do ponto de vista estético, mas, também, que seja bem articulado e que possa ser eficientemente animado.

Já no quarto encontro, os alunos aprenderão a vestir o seu boneco de luva e a construir um figurino condizente com as características da personagem. Serão apresentadas estruturas de pano com base na pesquisa de fantoches chineses, realizada pela companhia A RODA.

Por fim, no quinto encontro, os participantes vão se dedicar a movimentar sua criação. Olga Gómez vai apresentar as técnicas e os truques que dão vida e organicidade aos movimentos de um boneco de luva e os alunos poderão improvisar uma cena com fantoches.


Sobre a ministrante:

Olga Gómez é artista plástica e diretora da Companhia A RODA de Teatro de Bonecos. Com formação em Belas Artes, atua como escultora, professora, pesquisadora e encenadora de formas animadas. Nascida em Buenos Aires, Argentina, escolheu Salvador, capital da Bahia, como lar em 1986. Desde 1997, lidera a Companhia A RODA, sendo responsável pela criação e construção de suas figuras e bonecos articulados. Sua influência vai além das fronteiras do grupo, colaborando com outros diretores e participando de mostras artísticas de artes visuais e de teatro, nacionais e internacionais. Destacam-se suas premiadas montagens “A Cobra Morde o Rabo” e “O Pássaro do Sol”. Em 2008, dirigiu o espetáculo “Amor & Loucura” que viajou por 15 estados e 55 cidades brasileiras. Sua mais recente peça é “Luiz e a Liberdade”, espetáculo de 2017 que utiliza fantoches para contar a história do abolicionista baiano Luiz Gama.


Sobre a companhia:

A Companhia A RODA foi fundada em Salvador, Bahia, no ano de 1997 e desde então difunde o teatro de animação de bonecos por meio de oficinas e da criação e produção de espetáculos. A companhia leva aos palcos um teatro eminentemente visual, que fala a todas as idades, tanto pela força plástica de seus protagonistas esculpidos em madeira quanto pela temática de apelo mitológico e raiz popular.

Sob direção artística de Olga Gómez, A RODA já apresentou o seu repertório atual de cinco espetáculos em importantes mostras artísticas no Brasil e no exterior. Por duas vezes participou do projeto Palco Giratório do SESC, circulando por mais de 60 cidades, ministrando oficinas e apresentando-se com os espetáculos “Amor & Loucura” (2008) e “O Pássaro do Sol” (2015). A companhia foi contemplada com prêmios locais e nacionais de teatro, entre eles o Braskem de “Melhor espetáculo Infantojuvenil” de 2010, com o espetáculo “O Pássaro do Sol”.


Serviço Oficina de Bonecos:

Dias: 12, 19 e 26 de outubro e 02 e 03 de novembro
Horários: das 9h às 13h e das 15h às 19h
Encontro inaugural: 12 de outubro de 2024
Duração: 5 encontros de 8h
Carga horária total: 40h
Local: Museu de Arte da Bahia – MAB (Corredor da Vitória, 2340, Salvador)
Inscrição: gratuita, no próprio local
Número de vagas: 15
Material necessário: papel, lápis e tesoura

Fonte: Via Press
Foto: Divulgação

Related posts

Funceb inscreve professores de Dança, Teatro, Música, Circo e Audiovisual nos Cursos Livres da Escola de Dança

Fulvio Bahia

Cine Resenha, da TV Brasil, debate e exibe drama “Café com Canela”

Fulvio Bahia

Exposição “INICIADAS: Ancestralidades Contemporâneas” traz a efervescência da arte baiana ao MAC_Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais