ArteBrasilCriançaCulturaFlicaLiteraturaNordeste

Livro infantil sobre comunidade artesã de Maragogipinho ganha versão audiovisual

Ionã Scarante celebra adaptação do livro para videoclipe, que terá lançamento na FLICA

Com livros infantis de sucesso, a escritora Ionã Scarante integra a programação da 12ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA). Natural de Nazaré das Farinhas, a autora leva na bagagem os dois últimos livros infantis lançados Anjo de Barro e Quer Desenhar Comigo?, além de muita disposição para brincar com livros, imagens e palavras com a criançada. “A novidade nesta edição da Flica será a exibição cinematográfica de Anjo de Barro, meu primeiro livro infantil”, celebra a repercussão do seu livro infantil de estreia publicado em 2022 pela Editora Mente Aberta.

Mãe de dois filhos, Ionã Scarante é professora de Língua Portuguesa e Literatura e estará na FLICA no dia 17, às 15 horas, participando da mesa Recôncavo de Histórias, durante a programação Fliquinha, ao lado de Marcelo Souza, pedagogo e psicopedagogo baiano. “Eventos e encontros como esse proporcionam memória inesquecível não apenas para as crianças, mas também para mim enquanto profesosra e escritora”, declara na expectativa para o encontro.

Ionã Scarante é doutora em Literatura e Cultura (UFBA), professora de Língua Portuguesa e Literaturas (IF Baiano – Campus Valença), membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano) e uma das organizadoras das antologias: Mulheres Poetas (2021); Mentes Poéticas II (2021); Mãos que inspiram poesia: a arte de Maragogipinho traduzida em versos e ilustrações (2020), Poesias no Jardim (2019), Brasilidades Poéticas (2022) e o livro de poesias Pássaro Nuvem (2023).

Amante da literatura e das artes, a escritora não esconde a satisfação de ver Santinha, protagonista do seu livro Anjo de Barro, alçando novos voos. A adaptação do livro para as telas foi dirigida e roteirizada por Eudaldo Monção Jr. O videoclipe animado apresenta a canção Menina Miragem, de autoria de José Carlos Sampaio Cardoso, interpretada pela cantora nazarena Miriam Nascimento com participação especial de Maria Flor Scarante Nazaré (filha da autora) e Arthur Scarante Cardoso (sobrinho).

O projeto audiovisual destaca um pouco do cotidiano vivido pelos artesãos e artesãs da comunidade de Maragogipinho (Aratuípe –BA), lugar descrito com encantamento através da narrativa da escritora. O videoclip terá lançamento internacional na cidade de Managuá, na Nicarágua, no próximo dia 10 de outubro. O projeto foi contemplado através da Lei Paulo Gustavo, com incentivo do Ministério da Cultura e apoio do governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura.

Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

No dia mundial do Braille, ONU afirma que o sistema é essencial para plena realização dos direitos humanos

Fulvio Bahia

Clube de Escrita Livre Criativa e Curativa terá edição especial gratuita no MAM

Fulvio Bahia

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 57 milhões

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais