ArteBrasilCriançaCulturaFlicaLiteraturaNordeste

Livro infantil sobre comunidade artesã de Maragogipinho ganha versão audiovisual

Ionã Scarante celebra adaptação do livro para videoclipe, que terá lançamento na FLICA

Com livros infantis de sucesso, a escritora Ionã Scarante integra a programação da 12ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA). Natural de Nazaré das Farinhas, a autora leva na bagagem os dois últimos livros infantis lançados Anjo de Barro e Quer Desenhar Comigo?, além de muita disposição para brincar com livros, imagens e palavras com a criançada. “A novidade nesta edição da Flica será a exibição cinematográfica de Anjo de Barro, meu primeiro livro infantil”, celebra a repercussão do seu livro infantil de estreia publicado em 2022 pela Editora Mente Aberta.

Mãe de dois filhos, Ionã Scarante é professora de Língua Portuguesa e Literatura e estará na FLICA no dia 17, às 15 horas, participando da mesa Recôncavo de Histórias, durante a programação Fliquinha, ao lado de Marcelo Souza, pedagogo e psicopedagogo baiano. “Eventos e encontros como esse proporcionam memória inesquecível não apenas para as crianças, mas também para mim enquanto profesosra e escritora”, declara na expectativa para o encontro.

Ionã Scarante é doutora em Literatura e Cultura (UFBA), professora de Língua Portuguesa e Literaturas (IF Baiano – Campus Valença), membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano) e uma das organizadoras das antologias: Mulheres Poetas (2021); Mentes Poéticas II (2021); Mãos que inspiram poesia: a arte de Maragogipinho traduzida em versos e ilustrações (2020), Poesias no Jardim (2019), Brasilidades Poéticas (2022) e o livro de poesias Pássaro Nuvem (2023).

Amante da literatura e das artes, a escritora não esconde a satisfação de ver Santinha, protagonista do seu livro Anjo de Barro, alçando novos voos. A adaptação do livro para as telas foi dirigida e roteirizada por Eudaldo Monção Jr. O videoclipe animado apresenta a canção Menina Miragem, de autoria de José Carlos Sampaio Cardoso, interpretada pela cantora nazarena Miriam Nascimento com participação especial de Maria Flor Scarante Nazaré (filha da autora) e Arthur Scarante Cardoso (sobrinho).

O projeto audiovisual destaca um pouco do cotidiano vivido pelos artesãos e artesãs da comunidade de Maragogipinho (Aratuípe –BA), lugar descrito com encantamento através da narrativa da escritora. O videoclip terá lançamento internacional na cidade de Managuá, na Nicarágua, no próximo dia 10 de outubro. O projeto foi contemplado através da Lei Paulo Gustavo, com incentivo do Ministério da Cultura e apoio do governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura.

Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Juazeiro: Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente abre inscrições para novos membros da sociedade civil

Fulvio Bahia

Evento ‘Onda Origens’ acontece no Trapiche Barnabé em junho

Fulvio Bahia

Lavagem de Itapuã retorna com muita emoção após dois anos de pandemia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais