BahiaEsporte

Após cinco anos, Campeonato Baiano de Handebol volta a ser realizado com o apoio da Sudesb

A conferência Feira de Santana do Campeonato Baiano de Handebol 2024 teve início na última sexta-feira (11), e segue até o domingo (13), com a disputa de dez equipes femininas (quatro juvenil e seis adulto) e onze masculinas (seis juvenil e cinco adulto), na Estação Cidadania do bairro de Gabriela, na Princesa do Sertão. A competição está voltando a ser realizada após cinco anos sem torneios estaduais oficiais.

Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a edição de 2024 do certame estadual contará com as categorias adulto (acima de 18 anos), junior (19 a 21 anos), juvenil (16 a 18 anos) e cadete (15 a 17 anos), além da execução de um festival de handebol infantil. A conferência de Feira vai contar com representantes adultos e juvenis das cidades de Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão e Senhor do Bonfim.

Foto: Maurício Viana – Ascom/Sudesb

Após a retomada de uma federação organizada e com ações de interiorização da modalidade, o presidente da Federação Bahiana de Handebol (FBHb), Luiz Fernando Gil, comenta as expectativas com a etapa após este período. “Nosso objetivo desde que assumimos a federação foi organizá-la. Mesmo com dificuldades pelo estado que se encontrava, hoje, temos todo um corpo administrativo, jurídico e técnico de competições, principalmente no interior, que andava muito esquecido. Estamos felizes em levar o handebol organizado e competitivo para mais lugares e após tanto tempo”, pontua.

Circuito – Neste ano, serão realizadas, ao todo, cinco conferências pelo estado. A etapa de Senhor do Bonfim foi no final de setembro e as próximas etapas passarão, em novembro, por: Jequié (Complexo Esportivo Integrado), de 01 a 03; Santo Antônio de Jesus (Ginásio do IFBA e do SESC), de 15 a 17; e Santo Estevão (Complexo Esportivo do Colégio Estadual de Tempo integral de Santo Estevão) – de 22 a 24 – todas antes da conferência final, que será entre os dias 06 e 08 de dezembro em Salvador. Os dois melhores de cada categoria de cada conferência se classificam para a final em Salvador.

Foto: Ascom/Sudesb

“O apoio da Sudesb foi de fundamental importância para a nossa retomada dentro do estado da Bahia, desde financeiro até suporte administrativo e jurídico para podermos novamente receber esse apoio. Essa forma de disputa por conferências servirá de modelo para demais competições. Além disso, já planejamos, a partir dessa parceria, trazer competições nacionais. A Bahia já está sendo reconhecida a nível internacional, tanto pelo handebol, na Confederação Baiana de Handebol (CBHb), quanto ao esporte baiano, em geral”, cita Gil.

A diretora Administrativa da FBHb, Ariane Moura, espera ter uma maior rotatividade e mais atletas filiados. “Nossa expectativa é que os clubes estejam mais organizados dentro deste sistema de gestão otimizado alinhado à CBHb. Assim, os eventos também serão mais organizados dentro de uma mesma plataforma. A fórmula de disputa deste ano já deixou mais agitada a disputa. Está valendo a pena demais ver os clubes se movimentando e o respeito nacional que temos. As expectativas ainda são maiores para os próximos anos.”

Foto: Maurício Viana – Ascom/Sudesb

Programação – Os jogos da conferência feirense iniciam às 12h desta sexta-feira, 11, seguindo ao longo da tarde e da noite. As partidas retornam a partir das 8h do sábado, 12, e vão até meia noite. Por volta das 11h, será realizada uma abertura oficial. No domingo, 12, as finais das categorias juvenil masculino, adulto feminino e adulto masculino começam, respectivamente, às 11h, às 12h30 e às 14h, enquanto as últimas partidas do grupo único da juvenil feminino serão a partir das 8h.

Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Jéssica Tavares / Sudesb

Related posts

Futebol brasileiro faz festa em dose dupla no Parapan de Santiago

Fulvio Bahia

Táxis elétricos começam a circular em Salvador e ampliam ações em prol do meio ambiente

Fulvio Bahia

Promessa da natação paralímpica quer seguir legado de Daniel Dias

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais