FamíliaHomenagemSalvador

Jardim da Saudade promove programação especial para o Dia de Finados com missas e chuva de pétalas

É pensando na importância de manter viva a memória dos que já se foram e transformar as lembranças em momentos de recordação, que o Cemitério Jardim da Saudade se prepara para viver de forma muito saudosa mais um Dia de Finados, com uma programação que busca homenagear e celebrar as memórias deixadas por aqueles que já partiram. No dia 2 de novembro, os visitantes poderão participar de diversas atividades, que tem início com uma missa no Crematório, às 8h30, celebrada pelo Pe. Edson Ferreira Menezes, da Sociedade Joseleitos de Cristo (SJC). Às 9h30, a programação segue com uma roda de conversa sobre “Perdas e lutos: estratégias de autocuidado”, com a psicóloga da instituição Therezinha Neta. Às 10h30, será realizada a tradicional missa campal presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Marco Eugênio, seguida da emocionante chuva de pétalas de rosas, às 11h45.

Segundo Andréa Guedes, vice-presidente do Abrigo do Salvador “o dia de Finados é um dos mais importantes rituais da tradição cristã católica, onde honramos, oramos, refletimos e homenageamos os entes queridos que já se foram”, ressaltou.
Com 37 anos de história, o Jardim da Saudade é um dos maiores cemitérios do Brasil, abrangendo uma área verde de 152 mil m2. O cemitério, funciona 24h (7h às 18h para atendimento presencial), é administrado pelo Abrigo do Salvador e foi pioneiro no Nordeste ao inaugurar um crematório próprio, que hoje conta com dois fornos modernos que atende não só a Bahia, como vários outros Estados.

Localizado no bairro de Brotas, o Jardim da Saudade oferece fácil acesso e estacionamento amplo, e já foi palco de despedidas de grandes personalidades, como o escritor Jorge Amado, o cantor Raul Seixas e as líderes religiosas Mãe Menininha do Gantois e Mãe Stella de Oxóssi. Além de sua relevância histórica, o espaço destaca- se pelo compromisso com a sustentabilidade, utilizando energia solar para o funcionamento do crematório.

Compromisso Social
Toda a renda gerada pelo cemitério é destinada ao Abrigo do Salvador, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que acolhe 120 idosos. Desde a fundação do Jardim da Saudade, há 37 anos, o cemitério desempenha esse papel social, revertendo 100% de sua renda para a manutenção e melhoria das condições de vida dos residentes do abrigo. O Abrigo do Salvador tem uma trajetória de 90 anos de dedicação a essa causa.

Sobre o Cemitério Jardim da Saudade
Inaugurado em 1987, o Cemitério Parque Jardim da Saudade é referência nacional por sua estrutura moderna, que inclui, além dos jazigos e do crematório, 10 capelas para velórios, salão de cerimônia de cremação, ossuário e estacionamento amplo. Possui uma equipe altamente capacitada para acolher as famílias, oferecendo um espaço de respeito e tranquilidade.

Serviço:

  • Data: 2 de novembro, Dia de Finados
  • Horário de funcionamento: 24 horas (atendimento presencial das 7h às 18h)
  • Programação:
    8h30 – Missa no crematório com o Padre Edson Ferreira Menezes
  • 9h30 – Roda de Conversa sobre “Perdas e lutos: estratégias de autocuidado”, com a psicóloga da instituição Therezinha Neta
  • 10h30 – Missa campal com o Bispo Auxiliar Dom Marco Eugênio
  • 11h45 – Chuva de pétalas de rosas
  • Local: Cemitério Parque Jardim da Saudade, Brotas, Salvador.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Ireuda Silva destaca avanços conquistados pelo SIMM Mulher em Salvador

Fulvio Bahia

Italo Ferreira será 1º brasileiro homenageado no Hall da Fama do Surf

Fulvio Bahia

Jovem que vendia drogas no débito e no crédito em Salvador, foge do Águia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais