A marcação dos 300 primeiros exames de rastreamento do câncer de mama acontecerá neste sábado (26)
A ação do Outubro Rosa do projeto Meu Combustível Salva que disponibiliza mamografias gratuitas em parceria com o Grupo CAM/Oncoclínicas e a Rede de Revenda dos Postos Shell segue até o próximo dia 31 de outubro, mas já tem data confirmada para o agendamento dos exames. No próximo sábado, dia 26, a partir das 7h, mulheres inscritas no CadÚnico poderão marcar o exame mamográfico de forma 100% gratuita, através do telefone (71)3512-8600. Nesse primeiro dia de marcação, serão disponibilizadas 300 mamografias.
Capitaneado pela mastologista Carolina Argolo, atual presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Bahia (SBM-BA), o Meu Combustível Salva já beneficiou diretamente 6 mil mulheres desde 2021. No Outubro Rosa 2024, o projeto, que já contava com a parceria da Revenda de Postos Shell na Bahia e em Sergipe, ampliou a sua atuação também para Pernambuco.
Durante todo o mês de outubro, os clientes que forem aos postos Shell participantes da campanha para abastecer o veículo terão o desconto de R$ 0,20 a cada litro de gasolina V-Power, paga através do app Shell Box, e ainda contribuem para o projeto Meu Combustível Salva, que vai financiar mamografias para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As mamografias oferecidas pelo projeto são realizadas pelo Grupo Oncoclínicas, referência em diagnóstico e tratamento do câncer, proporcionando exames de alta qualidade, laudados por profissionais de excelência.
Meu Combustível Salva
O projeto Meu Combustível Salva foi criado em 2021 pela médica Carolina Argolo, e teve como premissa o incentivo à prática de atividades esportivas. A cada caloria gasta pelos apoiadores e parceiros, a pontuação que seria revertida em mamografias aumentava. Manter um estilo de vida saudável, incluindo uma atividade física regular, é uma das formas de reduzir os fatores de risco da doença e até ajudar no seu tratamento.
A ideia de associar à campanha uma rede de revenda de combustível deu ao projeto um novo patamar, viabilizando a doação de um número ainda maior de mamografias. A realização anual desse importante exame de imagem possibilita o diagnóstico precoce do câncer de mama, elevando exponencialmente as chances de cura. Vale ressaltar que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Em 2023, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou mais de 73 mil novos casos. Na Bahia, a estimativa chegou a mais de 4,2 mil casos, com mais de mil mortes pela doença.
Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa