Assembleia Legislativa da BahiaPolíticaPrefeitura Municipal de Salvador

Deputado Robinson Almeida critica ato da Prefeitura de Salvador para privatização da Água; “na contra mão da história”

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou a contratação de uma empresa, pela prefeitura de Salvador, para elaborar estudos de Parceria Público-Privada (PPP) dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade. Segundo o parlamentar, essa proposta, que visa desvincular os serviços prestados pela Embasa na capital, é um passo em direção à privatização da água, um bem essencial à vida.

“Ao atuar para desvincular o serviço do fornecimento de água e saneamento da Embasa, Bruno Reis, quer a privatização do serviço público essencial à vida. A privatização da água, defendida pelo prefeito, está na contramão da história e representa um atentado contra a cidade de Salvador”, afirmou o deputado. Ele destacou que a água é um direito humano fundamental e que sua privatização poderia comprometer o acesso da população, especialmente a mais pobre, a um recurso vital, com o encarecimento do serviço.

O anúncio da contratação da empresa para os estudos, que deve custar cerca de R$ 3 milhões, também levanta preocupações sobre a transparência e a real intenção da gestão municipal, enfatizou Robinson Almeida.

“Não podemos permitir que interesses privados prevaleçam sobre o bem-estar da população. A água deve ser tratada como um bem público, um direito humano e não como uma mercadoria”, apontou Robinson, para quem “a privatização pode prejudicar os mais vulneráveis”.

O deputado petista também ressalta que a proposta de privatização, defendida pelo prefeito Bruno Reis, ignora a experiência de outras cidades e estados que enfrentaram problemas após a privatização de serviços essenciais. Para Robinson, a sociedade deve permanecer vigilante e resistir a ideia de privatização. “Devemos lutar para garantir que a gestão da água permaneça sob controle público e que o acesso à água seja um direito inalienável”, concluiu

Fonte / Foto: Ascom dep Robinson Almeida – PT

Related posts

Começa em Lisboa Cimeira Luso-Brasileira

Fulvio Bahia

Ouvidoria da CMS recebe denúncias  de falta de medicamentos

Fulvio Bahia

Energia Solar: Prefeitura inicia 6ª turma do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais