O município de Uauá, no sertão baiano, se prepara para viver mais uma vez a sua tradicional festa literária, que este ano homenageia o grande e saudoso escritor nordestino Ariano Suassuna. A quinta edição do evento será realizada entre os dias 14 e 16 de novembro.
Consagrado como encontro literário mais animado do Brasil, a FLIU – Festa Literária de Uauá, tem o propósito de proporcionar aprendizado e conhecimento e também busca ressaltar o que há de belo na literatura e nas artes geradas na região localizada a 420 quilômetros de Salvador, com uma população de cerca de 25 mil habitantes.
Amplamente reconhecida como capital do bode e do umbu, além da alegria e acolhimento de um povo fortemente ligado a diversas manifestações culturais, Uauá contará com três dias intensos de mesas de debates, apresentações musicais e de outras expressões artísticas, com nomes como Gil Vicente Tavares, José Eduardo Agualusa, Jessica Caitano, Flávio Leandro, Flaira Ferro, Maciel Melo e artistas locais, além da emocionante Fliuzinha com programação voltada para os leitores infantis.
Com as atividades acontecendo em lugares e horários diversos, a FLIU também vai contar com uma exposição do artista visual J. Borges, além da presença de estudantes da rede municipal de ensino que terão a oportunidade de apresentar suas criações artísticas.
Como explica a professora Mércia Ferreira, uma das idealizadoras da FLIU, a festa surgiu de diversas necessidades, sendo a maior delas, a ausência de um evento literário naquelas bandas dos sertões.
“Era questão de honra para uma região tão literária, em muitos sentidos, preencher esse vazio. E tornou-se um sucesso. Agora, realizar a 5ª edição da Fliu é primordial para a cultura local, seja pelo critério de variedade da programação, que reúne a boa literatura, a boa música, as artes plásticas, o artesanato, a culinária e outras linguagens, seja pelo critério de público presente e também pela repercussão positiva”, acrescenta Mércia.
Já o poeta-cantador Maviael Melo, que integra a curadoria da festa literária, pontua que Ariano Suassuna sempre acreditou na força da cultura brasileira, especialmente a nordestina, e na capacidade de superação do povo, sem perder o humor e a esperança.
“O paraibano Ariano Suassuna, autor de obras icônicas como “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, é um dos maiores expoentes da literatura brasileira, fundador do Movimento Armorial, conhecido por valorizar a cultura nordestina e enriquecer o nosso patrimônio cultural. Por isso mesmo, foi o escritor escolhido como homenageado na FLIU 2024”, justifica o artista.
A quinta edição da Festa Literária de Uauá – FLIU, é uma realização da Uauá Iniciativas Culturais.
Serviço:
O que: FLIU – Festa Literária de Uauá
Quando: 14 a 16 de novembro de 2024
Onde: Uauá, Bahia
Mais informações: instagram.com/fliuoficial/
Fonte / Card: Assessoria de Imprensa