CapacitaçãoMetrôMobilidade UrbanaTecnologiaTransporteTransporte Público

CCR Metrô Bahia inova com realidade virtual para capacitação de operadores de trens

Tecnologia auxilia na formação dos novos condutores e na reciclagem dos profissionais que já exercem a função

A CCR Metrô Bahia vem transformando a capacitação de seus operadores de trens com o uso de tecnologia avançada. Em Salvador, o sistema metroviário, que já opera com o moderno controle de trens CBTC – no português Sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, agora ganha um novo aliado: o óculos de realidade virtual. Esse investimento representa um avanço na formação de novos condutores e reciclagem dos profissionais que já atuam na função.   

A nova tecnologia permite que os operadores pratiquem a atividade em uma réplica virtual da cabine do trem, acessível de qualquer lugar. Utilizando os óculos e controles de mão, os condutores podem simular diversas situações, desde a inicialização dos trens até o controle de velocidade e frenagens. 

“Com essa tecnologia os colaboradores vão adquirir habilidades para situações que normalmente não são vivenciadas no dia a dia, resultando em maior confiança e eficiência na execução das atividades”, reforça Geovana Santana – Supervisora de Tráfego da CCR Metrô Bahia.

A experiência cobre o trajeto da Linha 2, entre as estações Aeroporto e Acesso Norte, além da Linha 1, entre as estações Lapa e Pirajá. A simulação será expandida até setembro de 2025, abrangendo, inclusive, a passagem pela lavadora de trens e situações operacionais complexas, como falhas operacionais e manobras manuais de máquinas de chaves.

“A realidade virtual permite simular cenários que podem ocorrer durante o percurso, como a presença de animais na via, baixa visibilidade, algo difícil de reproduzir em treinamentos convencionais”, destaca Érica Bezerra, Analista de Engenharia e Operação da CCR Metrô Bahia. “Essa tecnologia oferece uma formação ainda mais segura para nossos operadores”, complementa. Até o momento, a empresa adquiriu cinco equipamentos tecnológicos. 

De olho na vaga de operador de trens

A frota da CCR Metrô Bahia é composta por 40 trens. Cada composição possui quatro carros com capacidade para transportar mil passageiros por viagem. E para quem deseja ser um dos operadores de trens, o cargo exige ensino médio completo e é desejável ensino superior (cursando ou completo), além de noções básicas de elétrica. Antes de começar a exercer a função, é necessário participar de um curso de formação de Operador de Trem oferecido pela CCR Metrô Bahia. O treinamento dura cerca de três meses e inclui conceitos teóricos e práticos.

A inovação reafirma o compromisso da empresa com a segurança e a eficiência no transporte diário dos mais de 400 mil passageiros, oferecendo uma vivência de qualidade no deslocamento enquanto conecta pessoas e sonhos em cada estação.

Fonte: Darana RP
Foto: Ulisses Dumas

Related posts

Jovem Aprendiz Empreendedor abre inscrições para 312 vagas remanescentes na sexta (12)

Fulvio Bahia

Comissão da Câmara discute o excesso de telas na infância e na adolescência

Fulvio Bahia

Posto eleitoral na Estação Pituaçu do metrô facilita acesso a serviços da Justiça Eleitoral

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais