Meio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorPreservação AmbientalSalvador

Kirimurê: Seminário destaca importância cultural e ambiental da Baía de Todos-os-Santos

O seminário ‘A Baía de Todos Nós’ foi realizado nesta quinta-feira (31), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, como parte da programação do evento Kirimurê – Baía de Todos Nós. O encontro, promovido pela Fundação Vovó do Mangue em parceria com a Prefeitura de Salvador, trouxe especialistas e autoridades para discutir a importância ambiental, econômica e cultural da maior baía tropical do mundo.

A ação leva o nome da original da região, Kirimurê, que significa “grande mar interior”, foi denominada pelos tupinambás que ali viviam e renomeada Baía de Todos-os-Santos pelos portugueses em 1501. Ela integra um conjunto de eventos comemorativos aos 523 anos da Baía de Todos-os-Santos, com o intuito de destacar a relevância deste espaço para a história, além de chamar a atenção da população para que perceba que a Baía de Todos-os-Santos é de todos nós e que ela precisa de cuidados.

Durante o evento, 12 palestrantes de diferentes áreas do conhecimento relataram suas experiências ao público e debateram sobre o tema. Um deles foi Ivan Euler, Secretário de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), que ressaltou a necessidade de sensibilizar a população sobre o valor da baía. “Estamos aqui falando da importância da Baía de Todos-os-Santos para Salvador, para a economia e para o turismo local. Este é um patrimônio cultural e ambiental que precisa ser valorizado e protegido, pois contém uma diversidade única, com várias espécies da fauna e flora que são essenciais para o ecossistema”, afirmou.

Outro palestrante foi Luiz Carlos Brasileiro, diretor da Fundação Vovó do Mangue. Ele destacou que o evento é uma oportunidade de cultivar o sentimento de pertencimento dos baianos em relação à baía. “Estamos promovendo essa conscientização através de diferentes ações, desde a exposições até as atividades culturais e educativas, para que as pessoas compreendam o valor histórico e econômico dessa área”, comentou.

A ação conta ainda com a participação da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), por meio do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), que há dez anos vem promovendo ações de proteção e educação ambiental, especialmente na Baía de Todos-os-Santos. Robson Pires, coordenador do GEPA, ressaltou a atuação da Guarda na preservação ambiental. “O objetivo é assegurar que esse patrimônio continue preservado para as próximas gerações”, disse.

O seminário foi aberto ao público, e contou com cerca de 60 espectadores. Alexia Fonseca, de 29 anos, estudante de Nutrição, relatou estar interessada no tema por conta de seus estudos sobre saúde pública e povos tradicionais, como ribeirinhos e indígenas. “A Baía de Todos-os-Santos representa uma rica tradição, e esse tipo de evento é fundamental para ampliar o turismo consciente e valorizar a beleza e importância cultural da região”, afirmou.

A programação do evento Kirimurê se encerra nesta sexta-feira (1º), dia do aniversário da baía, com apresentações culturais na Praça Maria Felipa, no bairro do Comércio, a partir das 10h e contará com a apresentação de diversos grupos culturais da região.

Fonte: Secom PMS
Foto: Otávio Santos

Related posts

Capital baiana será sede da 1ª Feira de Cafés Especiais da Bahia; saiba como participar

Fulvio Bahia

Aprovados projetos que beneficiam motoristas por aplicativo

Fulvio Bahia

Bem Viver é o tema do Festival Latinidades 2023

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais