Serão dois dias de atividade, totalmente gratuita e aberta ao público
Após estrear a exposição solo “Bafrika”em Moçambique, com fotografias produzidas na Bahia e durante a sua primeira viagem ao Togo, em 2013, o fotógrafo e colagista baiano Wendell Wagner realiza nos dias 5 e 7 de novembro, a oficina gratuita de colagem manual “Colando na Vida”, que integra o projeto ColágenoAfro em conjunto com a mostra visual.
A atividade acontece no ZUMVÍ – Arquivo Afro Fotográfico, localizado no Pelourinho, em frente à Casa do Olodum, em ambas as datas das 14h às 18h, e tem inscrições gratuitas. Serão oferecidas 15 vagas por turma e para participar os interessados devem preencher o formulário de inscrição neste link.
Além de apresentar um breve panorama de seu trabalho e histórico da técnica, Wendell Wagner propõe estimular experimentações através da criação de colagens que esbocem a relação de cada participante com Salvador, suas histórias de vida, sonhos e realizações. A oficina é uma contrapartida do projeto Bafrika – ColágenoAfro, contemplado no edital do Programa de Mobilidade Cultural 2024, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
“A emoção de ter pisado em solo africano me toma até hoje com a mesma sensação que me veio ao estar em uma rua comercial de Lomé, capital do Togo, e me deparar com sua população que dizia muito sobre mim. Era um mar de gente preta ondulando sobre o asfalto, concreto e terra vermelha e, mesmo morando em Salvador, o impacto que aquele acontecimento reverberava em mim era mais forte e familiar do que estar onde nasci”, relembra Wendell Wagner.
A técnica de colagem manual que levou o fotógrafo de volta à África o acompanha desde a adolescência e protagonizou a sua primeira exposição solo e independente, lançada em Salvador em setembro de 2023. Segundo Wendell, a possibilidade de unir mundos, pessoas, objetos, elementos da natureza e transformá-los em novas imagens é o que torna real as narrativas propostas no projeto ColágenoAfro.
Sobre Wendell Wagner |
Wendell Wagner é fotógrafo, soteropolitano, Bacharel em Comunicação com habilitação em Produção Cultural e Jornalismo, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua trajetória no Labfoto – Laboratório de Fotografia da UFBA, onde foi monitor e realizou trabalhos autorais, participou de exposições coletivas e produziu dois livros fotográficos (Martin em Cena, 2009; e Suspenso, 2014) como trabalhos de conclusão de curso. Atuou como fotógrafo das prefeituras de Salvador e Camaçari e atualmente tem uma empresa de fotografia chamada Caixa de Fósforo. Especializou-se em Fotografia de Palco e colaborou com os teatros Castro Alves, Vila Velha, Martin Gonçalves, além de acompanhar o Balé Folclórico da Bahia em sua turnê no Togo e o encerramento dela no TCA resultando no livro intitulado Balé Folclórico da Bahia (2016).
Serviço |
O quê: Oficina de Colagem Manual “Colando na Vida” com Wendell Wagner
Quando: 5 e 7 de novembro, das 14h às 18h
Onde: ZUMVÍ – Arquivo Afro Fotográfico (em frente à Casa do Olodum – Rua Gregório de Matos, 29 – Pelourinho)
Quanto: Gratuito
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/aLUraiA9YQs1DQah7
Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa