ArteArtesanatoBahiaCulturaEconomia

Artesanato da Bahia realiza diversas ações durante o Novembro Negro

A programação acontece durante o mês em Salvador e no interior


No mês que se comemora o Novembro Negro da Bahia, com uma programação voltada para pautas raciais, o Artesanato da Bahia terá agenda movimentada com ações que promovem a geração de renda e valorizam a cultura. Os eventos de qualificação e comercialização de produtos feitos por artesãs, artesãos, mestres artesãs e mestres artesãos, acontecem em Salvador e outros municípios baianos.

Na primeira semana, a Feira Artesanato da Bahia apresentará os produtos de artesãos(ãs) e mestres(as), para os participantes das reuniões temáticas e do encontro dos Ministros de Cultura do G20, de 04 a 08/11, no Centro de Convenções Salvador. Neste mesmo período, de 04 a 07/11, a Feira vai comercializar produtos criados pelos povos originários de várias regiões, durante o VI Acampamento Terra Livre – Bahia, promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia- Mopoiba, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Já em Ipirá, as artesãs e artesãos da região participam do Curso de Finalização de Produto, ministrado por Rodrigo Lyra, nos dias 04 e 05/11, na Associação da Conceição.

No II Festival da Cerâmica Maragogipinho, de 12 a 17/11, em Maragogipinho, distrito de Aratuípe, as ações começam com a 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, 12 e 13/11, voltada para lojistas e revendedores da Bahia e do Brasil, e com a presença da Caravana de Cadastramento da Carteira Nacional do Artesão, de 12 a 14/11, que será emitida como reconhecimento da profissão de artesãs e artesãos do distrito e municípios vizinhos.
Dentro da programação do II Festival, Maragogipinho recebe a Feira Artesanato da Bahia, de 15 a 17/11, na Praça da Matriz. Neste espaço, os visitantes e compradores poderão adquirir peças decorativas e utilitárias, criadas por artesãs e artesãos da rota Boi Bilha do território de identidade Baixo Sul.

Iniciada em setembro, a trilha formativa Tecendo Histórias: Criando Moda com as Crocheteiras encerra sua série de cursos em novembro, na Sala Multiuso, no 1º andar, da Casa Artesanato da Bahia, no Largo Porto da Barra. De 01 e 04/11, as crocheteiras irão concluir a formação com os cursos Finalização e Acabamento da Coleção, ministrado Amanda Raielly e Rodrigo Lyra, e com aulas sobre Comercialização e Estratégias de Mercado, de 06 a 08/11, com Carmem Alves e Daiane Batista.

As ações do Programa Artesanato da Bahia são uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Uma Brasiliense no São João do Nordeste Brasileiro

admin

Equipamentos culturais municipais são opções de lazer no feriadão de Corpus Christi  

Fulvio Bahia

Secis entrega mais 100 kits aos contemplados do projeto Horta em Casa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais