A programação acontece durante o mês em Salvador e no interior
No mês que se comemora o Novembro Negro da Bahia, com uma programação voltada para pautas raciais, o Artesanato da Bahia terá agenda movimentada com ações que promovem a geração de renda e valorizam a cultura. Os eventos de qualificação e comercialização de produtos feitos por artesãs, artesãos, mestres artesãs e mestres artesãos, acontecem em Salvador e outros municípios baianos.
Na primeira semana, a Feira Artesanato da Bahia apresentará os produtos de artesãos(ãs) e mestres(as), para os participantes das reuniões temáticas e do encontro dos Ministros de Cultura do G20, de 04 a 08/11, no Centro de Convenções Salvador. Neste mesmo período, de 04 a 07/11, a Feira vai comercializar produtos criados pelos povos originários de várias regiões, durante o VI Acampamento Terra Livre – Bahia, promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia- Mopoiba, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Já em Ipirá, as artesãs e artesãos da região participam do Curso de Finalização de Produto, ministrado por Rodrigo Lyra, nos dias 04 e 05/11, na Associação da Conceição.
No II Festival da Cerâmica Maragogipinho, de 12 a 17/11, em Maragogipinho, distrito de Aratuípe, as ações começam com a 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, 12 e 13/11, voltada para lojistas e revendedores da Bahia e do Brasil, e com a presença da Caravana de Cadastramento da Carteira Nacional do Artesão, de 12 a 14/11, que será emitida como reconhecimento da profissão de artesãs e artesãos do distrito e municípios vizinhos.
Dentro da programação do II Festival, Maragogipinho recebe a Feira Artesanato da Bahia, de 15 a 17/11, na Praça da Matriz. Neste espaço, os visitantes e compradores poderão adquirir peças decorativas e utilitárias, criadas por artesãs e artesãos da rota Boi Bilha do território de identidade Baixo Sul.
Iniciada em setembro, a trilha formativa Tecendo Histórias: Criando Moda com as Crocheteiras encerra sua série de cursos em novembro, na Sala Multiuso, no 1º andar, da Casa Artesanato da Bahia, no Largo Porto da Barra. De 01 e 04/11, as crocheteiras irão concluir a formação com os cursos Finalização e Acabamento da Coleção, ministrado Amanda Raielly e Rodrigo Lyra, e com aulas sobre Comercialização e Estratégias de Mercado, de 06 a 08/11, com Carmem Alves e Daiane Batista.
As ações do Programa Artesanato da Bahia são uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação