Augusto Vasconcelos afirma que cobrou esclarecimentos junto aos órgãos competentes da capital baiana na quarta-feira (30/11)
Após denúncias recebidas pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador sobre desmatamento em uma área de vegetação densa nas margens da Lagoa da Colina A, no bairro de Patamares, o ouvidor-geral e vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) cobrou esclarecimentos junto aos órgãos competentes da capital baiana, na quarta-feira (30 de outubro).
Conforme o vereador, um vídeo enviado à Ouvidoria mostra uma retroescavadeira “limpando” o terreno e derrubando árvores nas margens da lagoa. Preocupados, os moradores procuraram o órgão para obter mais informações.
Segundo relatos, a população suspeitava que a obra fosse realizada por uma instituição de ensino próxima ao terreno. No entanto, a escola emitiu um comunicado aos pais e à comunidade, esclarecendo que a obra está vinculada a um órgão da administração municipal.
A informação foi confirmada em nota da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), que afirmou: “Em atendimento à solicitação do Ministério Público do Estado da Bahia, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) está realizando a limpeza (desassoreamento) da lagoa que fica nas proximidades da Rua Bicuíba, no bairro de Patamares”.
A secretaria ainda afirma que a intervenção busca “melhorar a qualidade daquele ecossistema límnico”.
Augusto Vasconcelos encaminhou um ofício ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), solicitando que seja feita uma vistoria na região e, em caso de irregularidades, que sejam tomadas as medidas cabíveis.
O vereador declarou que continuará acompanhando o caso, com foco na preservação ambiental e no bem-estar da população.
Fonte: Secom CMS
Foto: Fulvio Bahia