CulturaInternacionalSalvadorUrbanização

Evento Internacional em Salvador discute o futuro das cidades e o direito à urbanidade

Simpósio do Goethe-Institut Salvador-Bahia reúne especialistas de diversas áreas para refletir sobre o espaço urbano e a construção de cidades sustentáveis e  inclusivas

O Simpósio Internacional “Repensando Cidade”, que ocorre em Salvador nos dias 25 e 26 de novembro, marca o encerramento das atividades de 2024 do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul, do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Com o tema “Espaço Urbano” e a questão central “A quem pertence a cidade?”, o evento propõe uma análise das dinâmicas urbanas, do direito ao espaço público e da construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia no site do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Durante o ano, o programa trouxe à capital baiana 11 residentes de países como África do Sul, Alemanha, Cabo Verde, Canadá e Nigéria, que desenvolveram projetos em diálogo com a realidade urbana de Salvador. O Simpósio será uma oportunidade para esses artistas, pesquisadores e especialistas de várias áreas compartilharem suas reflexões e processos com o público local, em parceria com instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e entidades internacionais, como a Fundação KfW, o Conselho de Artes e Letras do Quebéc e o MusicBoard Berlin.

Entre os destaques da programação, está a palestra de abertura “Planejamento Urbano Feminista – Desenvolvimento na Alemanha e no Brasil”, conduzida pelas doutoras Nina Schuster, da Universidade de Hamburgo, e Gabriela Leandro Ferreira, da UFBA. A sessão abordará questões de gênero e a necessidade de repensar o planejamento urbano sob uma perspectiva inclusiva.

Aduke Gomez (Foto: Divulgação ) 

A consultora e pesquisadora nigeriana Aduke Gomez, uma das convidadas, trará a palestra “Conexões Atlânticas – Bahia para Lagos: História & Herança”, em que discute a relação histórica entre Brasil e Nigéria e o papel dos afro-brasileiros na construção cultural e social de Lagos. Gomez expressou a expectativa em criar laços entre as duas regiões e em divulgar as histórias de afro-brasileiros que retornaram à África. “Espero criar conexões que promovam relações culturais e outras entre a Bahia e Lagos”, afirmou a pesquisadora.

Outro ponto alto será a apresentação “Lagos na Bahia: Tempo Passado, Tensão Presente” do cineasta e ativista nigeriano Deji Akinpelu, que utiliza o cinema e a fotografia para explorar questões urbanas e promover mudanças sociais. Além disso, o evento contará com performances artísticas, como a de Nour Symon, escritore canadense-egípcio que, junto a músicos da UFBA, apresentará uma performance musical e improvisacional e a de Jumoke, artista alemã-nigeriana que convidou o músico e encenador camaronês nwao para a apresentação “sauti ya akoko” [os sons do tempo]. 

“Estamos encerrando este ano de residência, pela primeira vez, com um simpósio que contará com a presença de especialistas da Alemanha, Brasil e Nigéria, além dos atuais participantes da residência. Com o tema do desenvolvimento urbano, também atingimos um ponto nevrálgico aqui em Salvador-Bahia, pois a questão de como a população poderá viver em suas cidades no futuro é uma prioridade no contexto da igualdade social, da participação cultural e das mudanças climáticas.”, afirma Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

SOBRE O GOETHE-INSTITUT

Conectamos pessoas em todo o mundo. Como instituto cultural oficial da Alemanha, promovemos o intercâmbio cultural, a educação e os discursos sociais em contexto internacional, assim como apoiamos o ensino e a aprendizagem do idioma alemão. Juntamente com nossos parceiros locais, voltamos nossa atenção para oportunidades e desafios globais e trazemos diferentes perspectivas para um diálogo de confiança. Consideramos a escuta e a reflexão como chaves para o entendimento. Presentes em 98 países, com 151 unidades, atuamos em Salvador, Bahia desde 1962. O Goethe-Institut Salvador-Bahia organiza e apoia uma ampla gama de eventos culturais para apresentar a cultura alemã no exterior e promover o intercâmbio intercultural. Nosso programa de residência internacional Vila Sul recebe artistas e especialistas renomados de todo o mundo que trabalham com temas particularmente relevantes para os países do chamado “Sul Global”.

Serviço: Simpósio Internacional “Repensando Cidade”

Data: 25 e 26 de novembro de 2024
Local:
Goethe-Institut Salvador-Bahia
Entrada:
Gratuita (mediante inscrição prévia)
Inscrição:
www.goethe.de/bahia/repensandocidade

Programação Completa

25 de Novembro (Segunda-feira)

  • 14:00Abertura
     Local: Teatro do Goethe-Institut
  • 14:30Painel: “Planejamento Urbano Feminista – Desenvolvimento na Alemanha e no Brasil”
     Com: Dr. Nina Schuster (Universidade de Hamburgo) e Dr. Gabriela Leandro Ferreira (UFBA)
     Local: Teatro do Goethe-Institut
     Descrição: Discussão sobre questões de gênero e a necessidade de repensar o planejamento urbano a partir de uma perspectiva inclusiva.
  • 15:30 – 16:00 – Intervalo
  • 16:00Momento: “LAMA/s: percurso/s pelas águas”
     Com: Patti Anahory – Arquiteta, Cabo Verde
     Local: Teatro do Goethe-Institut

Descrição: Um momento de compartilhamento sobre experiências de vida e comunidade pelas ilhas.

  • 17:30 – 18:00 – Intervalo
  • 18:00Performance Musical: “Estamos Acostumados a Morrer”
     Artista: Nour Symon (Canadá/Egito) – piano e eletrônicos
     Colaboradores: Cristiano Figo (UFBA), George Christian (UFBA), Edson Dantas e alunos da Faculdade de Música da UFBA
     Local: Teatro do Goethe-Institut
     Descrição: Uma performance de improvisação e exploração sonora, unindo diferentes culturas e estilos.
  • 19:30Performance Artística: “sauti ya akoko” [os sons do tempo]
     Artista: Jumoke Adeyanju (Alemanha/Nigéria)
     Colaborador: nwaọ (Nigéria)
     Local: Pátio do Goethe-Institut
     Descrição: Apresentação colaborativa explorando o tempo e a memória em uma fusão de linguagens artísticas.

26 de Novembro (Terça-feira)

  • 09:00Conferência: “Conexões Atlânticas – Bahia para Lagos: História & Herança”
     Com: Aduke Gomez, consultora e pesquisadora, Nigéria
     Local: Teatro do Goethe-Institut
     Descrição: Reflexão sobre a relação histórica entre Brasil e Nigéria e a influência afro-brasileira em Lagos.
  • 10:30 – 11:00 – Intervalo
  • 11:00Apresentação: “Lagos na Bahia: Tempo Passado, Tensão Presente”
     Com: Deji Akinpelu, cineasta e ativista, Nigéria
     Local: Teatro do Goethe-Institut
     Descrição: Exploração de questões urbanas e de tensões históricas e atuais entre Bahia e Lagos, através do cinema e da fotografia.
  • 12:30Painel de Encerramento
     Participantes: Especialistas convidados e residentes da Vila Sul
     Local: Teatro do Goethe-Institut
     Descrição: Discussão final sobre os temas abordados ao longo do simpósio, com ênfase em perspectivas para o futuro urbano.

Fonte: Darana RP
Foto: Goethe Institut

Related posts

OSBALADA ROCK abre programação de novembro da Orquestra Sinfônica da Bahia

Fulvio Bahia

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (14) na capital baiana

Fulvio Bahia

Prefeitura intensifica atendimento a famílias atingidas pelas fortes chuvas em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais