Ação SocialArteCinemaCriançaCulturaInclusão Social

Penúltima sessão de 2024 do Cineclube Mafuá acontece no dia 17 de novembro em Santa Teresinha

Sessões mensais do Cineclube acontecem gratuitamente na sede do Instituto Mafuá

Equipamento de fruição inaugurado em maio que reúne uma vez a cada mês dezenas de crianças, jovens e familiares da cidade de Santa Teresinha para assistir juntos obras audiovisuais com temáticas voltadas sobretudo ao estímulo da cultura da paz, fraternidade, valorização das raízes culturais e autoconhecimento, o Cineclube Mafuá chega a sua sétima sessão no dia 17 de novembro, promovendo também atividades de arte-educação e diálogos abertos, proporcionando experiências únicas e expansivas para pessoas de todas as idades.

Na região do Piemonte do Paraguaçu, na Bahia, próximo ao território do Recôncavo, a cidade de Santa Teresinha abriga tesouros diversos, entre paisagens belíssimas como as proporcionadas pela Serra da Jiboia, e uma gente hospitaleira e criativa, que conta com lideranças jovens que vêm transformando vidas através de ações socioeducativas como a criação e manutenção do Cineclube Mafuá. A experiência do Cineclube vem proporcionando momentos coletivos únicos, intermediados pela magia do escurinho do cinema, projetor, tela grande, pipoca, atividades lúdicas e muita diversão.

Sergio Jesus da Encarnação, diretor do Instituto Mafuá, responsável pela realização do projeto contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, conta que as datas do Cineclube já estão no calendário da cidade, e que as crianças são as mais empolgadas sempre. “É o dia combinado para vestir a roupa mais bonita, fazer penteados diferentes e reunir amigas e amigos para assistirem juntos a sessão do mês. Essa realidade se torna ainda mais especial em uma cidade onde não temos a cultura do cinema, pois antes do Cineclube não havia nenhum espaço disponível para vivenciar isso”, ressalta Sérgio.

O Cineclube Mafuá conta também com apoio de importantes figuras do cenário artístico baiano, a exemplo dos atores Lázaro Ramos e Evaldo Macarrão, Embaixadores da iniciativa, que tem suas trajetórias também marcadas pela participação ativa em projetos sociais e ações de incentivo à arte-educação. Garantindo acesso democrático, todas as atividades serão oferecidas gratuitamente, na busca por auxiliar o poder público no cumprimento das Políticas de Educação e Cultura, com atividades principais desenvolvidas para o público infantil e infanto-juvenil em idade escolar e oriundos das redes públicas de ensino das comunidades escolares urbanas e rurais do município de Santa Teresinha-BA.

O mestre poeta Vicente Lima e sua esposa, a arte-educadora Itana de Lima, nascidos em Castro Alves e moradores de Vargem Grande, zona rural de Santa Terezinha, se fazem presentes em todas as sessões. “Isso aqui é de uma beleza que não vemos há algum tempo”, conta a poeta de 84 anos. Itana completa: “este projeto é de uma imensa grandeza cultural, conseguindo um feito inédito com as crianças através do Cineclube nas tarde de domingo, elas ficam vidradas na tela que esquecem dos celulares”. A Sessão de dezembro do Cineclube, fechando as atividades do ano de 2024, está marcada para acontecer no dia 15, com edição especial de encerramento e surpresas.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

Turmas da Escola SESI Candeias visitam a ABI

Fulvio Bahia

Sala de Cinema Walter da Silveira celebra Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia com exibição de filmes

Fulvio Bahia

Ocupação artística “Salvador em Ópera” toma conta de Salvador em outubro e dinamiza seis espaços da Fundação Gregório de Mattos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais