Esporte

Circuito Baiano de Surf 2024 desembarca na Praia de Tiririca, em Itacaré, a partir desta quinta-feira, 14

A Praia da Tiririca, em Itacaré, palco de competições internacionais e um dos picos de surf mais deslumbrantes da Bahia, recebe um encontro de gerações entre quinta-feira, 14, e domingo, 17. De um lado, participam os atletas da base, das categorias sub-08 a sub-18, com alguns atletas que acabaram de disputar o Circuito Brasileiro de Surf de Base 2024; e de outro, estarão os representantes das categorias master (acima de 35), kahuna (acima de 45), legend (acima de 55) e o surf feminino.

Valendo importantes pontos para a reta final do ranking estadual baiano de surf de 2024, a promessa é de baterias acirradas, muitas manobras e disputas ponto a ponto em Itacaré porque não tem nada definido. São esperados surfistas de todo o litoral baiano, que mantêm sua participação ao longo do campeonato de olho nos primeiros lugares do ranking anual.

O Circuito Baiano de Surf 2024 em Itacaré é organizado pela Federação Baiana de Surf (FBSurf), entidade reconhecida pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF), em parceria com a Associação de Surf de Itacaré (ASI) e a Associação de Bodyboard de Itacaré (ABBI); e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Foto: Letícia Freitas

Novidades – Para completar a festa, os atletas do bodyboarding nas categorias masculino, feminino, profissional e master disputarão os últimos dois dias de baterias, com a participação de competidores da Bahia mais outras localidades na busca por pontos no ranking estadual. Todos os atletas inscritos no surf e no bodyboarding ganharão um kit com sacochila, parafina e camiseta. Já os primeiros colocados das categorias master, kahuna e legend receberão premiação em dinheiro, enquanto todas os primeiros colocados de todas as categorias contarão com troféus ou medalhas e kits de apoiadores.

De olho no novo ciclo olímpico, a FBSurf busca formas de profissionalizar sua gestão e o surf baiano; unir às associações locais filiadas, promovendo e homologando campeonatos ao longo de todo o litoral baiano; e entregar campeonatos de excelência, segundo Marcelo Barros, presidente da Federação. “Até dezembro, a Federação Baiana vai entregar nove etapas disputadas pela categoria de base, onde está o celeiro de novos atletas e que revela os próximos campeões do estado nas competições nacionais. O Circuito Baiano de Surf dá visibilidade e incentiva novos atletas a praticar e se dedicar ao esporte até atingir o índice de alto rendimento e, por isso, ao longo desta gestão, agradecemos ao apoio fundamental da Sudesb.”

Brasileiro de Surf de Categorias de Base – O apoio da autarquia estadual perpassa à realização de eventos, chegando diretamente no incentivo a disputa destes jovens talentos no cenário nacional. A delegação baiana de surf de base viajou com transporte concedido pela Sudesb para a 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf de Categorias de Base 2024, onde os representantes do estado natal do “Mineirinho” e de muitos outros surfistas que têm raízes se destacaram.

Durante o torneio realizado entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro, na Praia do Tombo, em Guarujá, São Paulo, com a presença de 248 atletas inscritos de 15 estados diferentes, Marcelo comemora os importantes resultados do cenário nacional. O campeonato pontua os atletas no ranking nacional e convoca os destaques para compor a Seleção Brasileira Junior 2025.

“Temos consciência do potencial dos nossos atletas e estaremos sempre trabalhando para dar oportunidade aos surfistas de todos os municípios do litoral da nossa Bahia. Surgem talentos todos os dias e é nosso dever levar cada um deles aos lugares nunca antes vistos, espalhando ainda mais o surf da Bahia. O desempenho de nosso estado foi dentro do que o momento do esporte se espelha em todo o país e esperamos continuar com o mesmo apoio da Sudesb para colocar a Bahia no lugar mais alto do Pódio”, pontua.

Jovens Talentos – A atleta Maria César, de 16 anos, garantiu o vice-campeonato nacional da categoria sub-18 após uma bateria acirrada e marcada por um mar com poucas ondas. A baiana conseguiu 8,43 de nota média e liderava a final até os últimos instantes, quando foi superada pela carioca, Ayasha Ratto, que conseguiu 8,97 de nota média. Além disso, a surfista baiana também ficou na quinta colocação pela categoria sub-16.

A Bahia acabou não subindo ao pódio outras vezes. Entretanto, nossos baianos se destacaram e tiveram garra e perseverança ao entrar no mar. Confira a posição dos surfistas da boa terra no Circuito Brasileiro de Surf de Categorias de Base 2024:
Gonçalo de Brito – 7º lugar na Categoria Sub 18
Miguel Cerqueira – 11º lugar na Categoria Sub 18
Vitor Gabriel – 7º lugar na Categoria Sub 16
Brayan Pessoa – 9º lugar na Categoria Sub 16
Bernardo Bicalho – 5º lugar na Categoria Sub 14
Numa Lyori – 7º lugar na Categoria Sub 14
João Jesus Fiorentino – 7º lugar na Categoria Sub 12

Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Rômulo Cruz

Related posts

Copa do Mundo: Austrália atropela, elimina Canadá e passa em 1º no grupo B; Nigéria avança com empate sem gols

Fulvio Bahia

Vôlei: Na etapa da República Tcheca do Circuito Mundial, Carol Solberg chega à marca de 200 eventos organizados pela FIVB

Fulvio Bahia

Delegação baiana de judô viaja com apoio da Sudesb para fase regional do Campeonato Brasileiro

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais