CulturaDiversidadeDiversidade de GêneroLGBTQIA+Literatura

Escritor leva literatura LGBTQIAPN+ para Fliconquista

Professor da UNEB, Nilton Milanez tem três livros dedicados à temática

O tema “sexualidade” é, para muitos pais, o bicho papão na educação dos filhos. O assunto, por si só, ainda é cercado de tabus para famílias, especialmente quando as relações amorosas fogem da norma heterossexual. Escrito pelo pesquisador Nilton Milanez, o livro Ravi, o ursinho arco-íris aborda, com sensibilidade, temas delicados e necessários como sexualidade e bulliyng. A obra literária voltada para o público infantil será apresentada na Feira Literária de Vitória da Conquista (Fliconquista), no próximo dia 15 de novembro.

O escritor e pesquisador da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) participa da mesa A palavra fora da caixa ao lado da educadora e pesquisadora de gênero e raça Keu Souza, da escritora, performer e educadora social Gisberta Kali Abreu com mediação da atriz e professora Adriana Amorim.  “Fazer parte dessa mesa me dá a oportunidade de mostrar a presença da literatura LGBT+ no convívio social, de discutir sobre a importância dessa literatura estar na biblioteca das escolas públicas e nas salas de aula, além de apontar a relevância de autoras e autores lgbts+ falarem em espaços públicos como este da Fliconquista”, ressalta o escritor.

Autor de dois livros voltados para adultos – Audiovisualidades em mim: autoanálise, criança viada e ditadura e Pavor de viver: contos gaysex – o autor apresenta o personagem Ravi no livro de estreia dedicado ao público infantil. A história de um urso filhote singular, que tem a pata colorida e declara que o animal que ele mais gosta na escola é o Pinguim Tristan, alerta para situações de bullying e as relações de respeito que precisam ser estabelecidas desde cedo. “A literatura hoje está no bojo das narrativas de si. Essas narrativas compreendem o nosso espaço de voz sobre nós mesmos, no que tange às questões de raça, classe, religião, habilidades, gênero e sexualidade. Aí residem as forças de resistência do discurso literário”, considera Milanez.

A temática é tão sensível quanto necessária. Há um pouco mais de uma dezena de livros que abordam questões LGBTQIAPN+ para o público infantil. “São questões sobre a diversidade que dizem respeito aos sentimentos e à percepção de si e do outro pela criança, assim como suas formas de se relacionar com afeto junto às pessoas que a rodeiam”, conclui Milanez, destacando que a obra traz o conceito de inclusão também através da multilinguagem, já que a história de Ravi tem versões de animação em audiovisual em português, inglês e espanhol.

Acima de tudo, a linguagem que precisa ser entendida é a do AMOR para a construção de um mundo mais justo, com crianças e adultos mais empáticos, que respeitem as singularidades, combatam as desigualdades e defendam o direito de todos serem felizes sendo quem são, livres de estereótipos, amarras e preconceitos. “E a literatura infantil é uma ferramenta divertida e poderosa para levar essa mensagem adiante. Respeito e diversidade são as palavras da vez! Não há mais espaço para intolerância e preconceito”, defende o autor.

Quem é Nilton Milanez?

Nilton Milanez nasceu em Itatiba, São Paulo. É tradutor, escritor e pesquisador na área de sexualidades. Mora em Salvador e é professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Viveu em Londres, quando jovem e, em outras ocasiões, em Paris: no período de seu pós-doutorado em Discurso, Corpo, Cinema, na Sorbonne Nouvelle, e no estágio pós-doutoral em Psicanálise, na Paris VIII. Com pós-doutorado também em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia, se dedica atualmente à literatura LGBTQIAPN+ para adultos e para a infância. Suas obras estão disponíveis no site da Estante Virtual.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Como de costume, a irreverência marca o desfile do bloco Cortejo Afro na Barra

Fulvio Bahia

Projeto SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio em combate à violência de gênero e feminicídio

Fulvio Bahia

Brasilidade é tema do Expresso 2222 em 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais