BahiaEmpreendedorismo

Startup brasileira “Biografia Preta” lança internacionalmente Primeira IA Afroreferenciada na maior feira de tecnologia e inovação do mundo, nesta quinta (14)

A IA lançada no websummit tem validação de dados históricos através de pesquisadores negros

A Edtech brasileira que utiliza blockchain e curadoria de conteúdo. “Biografia Preta” (https://www.biografiapreta.com.br/) , está revolucionando a forma como a cultura negra é acessada e celebrada com o lançamento internacional em Lisboa – Portugal, da plataforma Wini.IA uma inteligência artificial afro referenciada, na maior feira de tecnologia e inovação do mundo, Web Summit. Nesta quinta-feira (14/11). Os usuários podem acessar a IA para pesquisa e conversar com personalidades afro históricas, como Maria Felipa, Luiz Gama e Machado de Assis. Além de ter a possibilidade de utilizar perfis de IA regionalizados como nordestino, paulista, carioca ou gaúcho, tornando a interação mais dinâmica e imersiva.

Esta iniciativa pioneira integra três áreas principais: a inteligência artificial Win.IA, uma área de biografias de personalidades e o primeiro metaverso afroreferenciado, todas disponíveis gratuitamente online no endereço: https://www.biografiapreta.com.br/. A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de apoiar instituições educacionais a cumprirem as Leis Brasileiras 10.639/2003 e 11.645/2008, que exigem a inclusão de temas afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar, oferecendo respostas afro referenciadas e promovendo uma educação mais equitativa, inclusiva e rica em conhecimentos e saberes. A validação de dados históricos é realizada por pesquisadores negros, garantindo a precisão e autenticidade das informações.

A equipe executora do projeto é composta por profissionais que garantem a excelência em suas respectivas áreas. São três sócios (Leo Oliveira, Mel Campos e Tata Ribeiro) e entre eles duas são mulheres baianas (Mel campos e Tata Ribeiro). Léo Oliveira é o Fundador e Coordenador do Time de Desenvolvimento, enquanto Tata Ribeiro atua como Designer e Gerente de Projetos. Ana Dindara é pesquisadora em arqueologia e comunicação, com especialização em racismo algorítmico e discurso de ódio nas redes sociais. Mel Campos é criativista, Designer Estratégica, especialista em inovação e empreendedorismo, MBA em Diversidade e Inclusão. Caroline Vilas Bôas contribui como Assessora de Imprensa, trazendo um olhar estratégico para o Marketing Digital.

A EdTech está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Democratização do Acesso e Inclusão Social: Facilitam o acesso a conteúdos educativos de qualidade focados na história e cultura afro, beneficiando o sistema educacional. Com mais de 31 mil seguidores e mais de 3 milhões de visualizações dos materiais audiovisuais, promovem a inclusão digital e social, oferecendo conteúdos gratuitos e premium, garantindo que todos possam acessar e aprender.

“Para nós, da Biografia Preta, lançar nossa plataforma no Web Summit em Lisboa é muito mais do que apresentar uma nova EdTech ao mercado global. Este evento, em Portugal – país com uma história entrelaçada com as nações africanas de forma profunda e, muitas vezes, dolorosa – representa um espaço de reconciliação, inovação e transformação. É uma oportunidade de conectar tecnologia com a memória, e de transformar a educação com a urgência e o respeito que a história afro-diaspórica merece. O Web Summit nos permite demonstrar ao mundo, e aos líderes globais presentes, que a tecnologia pode e deve caminhar ao lado da inclusão e do respeito à diversidade. O nosso lançamento aqui é um lembrete de que investir em uma educação equitativa é investir em uma sociedade mais forte, coesa e consciente. E é exatamente esse o valor que trazemos ao evento: um convite para cocriar um futuro onde o conhecimento e as oportunidades sejam para todes”. Conta Léo Oliveira, criador e fundador da Edtech, já desenvolveu um projeto de arte em NFTs chamado AfricanGods e acumula mais de 20 anos de experiência em grandes empresas de tecnologia no Brasil e México.

A Startup Biografia Preta foi fundada em dezembro de 2022 e esteve em fase de MVP durante o ano de 2023, focando na criação de conteúdo em redes sociais. A startup é a primeira EdTech brasileira focada em atender a Lei 10.639/2003, que inclui a história e cultura afro no sistema educacional. A plataforma une IA , Web3 e curadoria de conteúdo para uma educação mais inclusiva e inovadora.

Fonte / Foto: Assessoria de imprensa

Related posts

Vacinação de rotina contra Covid-19 e gripe estará suspensa em Salvador neste sábado (2) e domingo (3)

Fulvio Bahia

Sede do Cadastro Único e Prefeituras-Bairro de Itapuã e Cidade Baixa abrem neste sábado (22) 

Fulvio Bahia

Com promessa de defender a democracia, desembargador Maurício Kertzman é empossado como membro efetivo do TRE

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais