CriançaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

No Dia Nacional de Compromisso com a Criança, Salvador firma parceria para implantação de novo Caminho Legal

Na última quinta-feira (21), Dia Nacional de Compromisso com a Criança, Adolescente e Educação, Salvador consolidou uma importante parceria com Global Designing Cities Initiative (GDCI) para a expansão do projeto Caminho Legal. A nova etapa da iniciativa será implementada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pio Bittencourt, no bairro da Federação, com início previsto para o próximo mês. O encontro, promovido pelo Núcleo Especial da Primeira Infância (Nepi), reuniu a vice-prefeita Ana Paula Matos, a coordenadora do Nepi, Simone Café; a diretora internacional da GDCI, Skye Duncan, e outras autoridades.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do projeto Caminho Legal implantado no Cmei Olga Benário, no Doron. Com a exibição de um minidocumentário e entrega de um relatório técnico, as ações realizadas por cada órgão foram detalhadas. O encontro também serviu para dialogar sobre os próximos passos e para planejar as estratégias da próxima área de intervenção.

A vice-prefeita destacou o sucesso do projeto, que tem como base o envolvimento com a comunidade. “O processo de escuta e o engajamento de professores, alunos, comerciantes e moradores resultaram em uma transformação muito positiva para o bairro. Com essa importante parceria, Salvador reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais acolhedora e inclusiva, com espaços pensados para as crianças”, disse Ana Paula.

A diretora executiva do GDCI, Skye Duncan, disse que, com base nos princípios que nortearam o sucesso da iniciativa, novos passos já estão confirmados. “Vamos avançar com o mesmo compromisso de escutar a comunidade e trazer transformações significativas para a qualidade de vida urbana”, pontuou.

Projeto Caminho Legal – O Caminho Legal transforma trajetos de acesso às escolas em ambientes mais seguros, lúdicos e acessíveis. A proposta inclui intervenções como sinalização viária, iluminação, arborização, arte urbana e acessibilidade. Além de garantir segurança, o projeto promove a criação de espaços de convivência e lazer, fortalecendo o vínculo entre crianças, cuidadores e a cidade. A iniciativa busca garantir o direito de acesso das crianças e dos cuidadores aos serviços necessários, promovendo autonomia e confiança desde a primeira infância.

A coordenadora do Nepi afirmou que os resultados do Caminho Legal no Doron foram extremamente positivos. “Tivemos 89% da comunidade aprovando o projeto e manifestando o desejo de que ele seja replicado em outros bairros da cidade. Esse retorno nos enche de orgulho e reforça a importância de repensar o desenho da cidade a partir das perspectivas das crianças, garantindo a elas o direito à cidade, e promovendo espaços públicos mais seguros, lúdicos e acolhedores para os pequenos e suas famílias”, avaliou Simone.

Fonte: Secom PMS
Foto: Ascom GabVP

Related posts

Metrô tem funcionamento normal no feriado de Corpus Christi

Fulvio Bahia

TV Brasil estreia nova série infantil sobre literatura brasileira

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador apoia atletas em competição internacional de Ginástica Aeróbica 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais