BrasilCiênciaPesquisas

Embrapa como aliada na desburocratização da Cannabis e do Cânhamo

Daniela Bittencourt destaca os trabalhos realizados pela Embrapa e os avanços conquistados na luta pelas pesquisas com cannabis

Em 2023, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) gerou cerca de R$ 85 bilhões de Lucro Social sendo R$ 80,55 bilhões relativos aos benefícios econômicos da amostra de 182 tecnologias avaliadas. Na geração de empregos, a Embrapa ultrapassou os mais de 66 mil.

Apesar de seu histórico inovador, a Embrapa ainda enfrenta restrições para pesquisas com cannabis e cânhamo – variedade da planta com baixo teor de tetrahidrocanabinol (THC). Criada para desenvolver a base tecnológica da agricultura tropical, a empresa busca agora avançar no estudo dessa planta, confirmando seu enorme potencial econômico.

medium_Daniela_Embrapa_b963bfe1b3.jpg
Daniela Bittencourt, secretária executiva da comissão permanente sobre cannabis da Embrapa

“Estamos trabalhando para desburocratizar a cannabis, especialmente no avanço das pesquisas científicas”, comentou Daniela Bittencourt, secretária executiva da comissão permanente sobre cannabis da Embrapa, durante o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal de 2024. Segundo ela, a empresa já tem reuniões regulares com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura (Mapa) e espera “em breve colocar a planta no campo”.

Em agosto, a Embrapa submeteu um pedido à Anvisa solicitando autorização para iniciar pesquisas com cannabis. O objetivo é criar um banco de germoplasma, reunindo diversas variedades da planta para estudar sua adaptação ao clima e solo brasileiros.

“Já conseguimos desenvolver cultivares de várias commodities, então por que não fazer o mesmo com a cannabis?”, questiona Daniela. Ela enfatiza a necessidade de colaboração entre diferentes setores para liberar e desenvolver essa cadeia produtiva promissora no Brasil.

Durante o congresso, a pesquisadora também destacou a urgência de uma regulamentação mais prática para o cultivo de cânhamo, já que a planta possui níveis baixos de THC e não tem efeitos psicoativos.

Fonte: Sechat
Foto: RODRIGUES, Paula Fernandes/ Embrapa

Related posts

Pagamentos via PIX e por cartão são aceitos para a quitação de multas eleitorais

Fulvio Bahia

36º Troféu HQMIX abre inscrições

Fulvio Bahia

Burn On e o papel da Cannabis medicinal no manejo do estresse crônico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais