BahiaClima / TempoMeio AmbienteMudanças ClimáticasPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prefeitura atua em desabamento na Baixa dos Sapateiros e acolhe famílias de imóveis próximos; ocorrência não deixou vítimas

Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) estão na Avenida José Joaquim Seabra, a Baixa dos Sapateiros, onde parte de um casarão tombou na noite desta terça-feira (26), na esquina com a Ladeira da Saúde. O imóvel era comercial e não há vítimas.

Os técnicos se deslocaram prontamente para o local, a fim de auxiliar nos trabalhos junto ao 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA). Moradores de edificações laterais ao casarão que tombou foram evacuados como forma de precaução e estão sendo acolhidos por agentes da Sempre.

“A priori não há vítimas, trata-se de uma edificação comercial. Os moradores das casas da rua lateral, que são residenciais, já foram evacuados. Os agentes da Sempre já estão tratando de todas as questões relativas ao atendimento e ao abrigamento dessas famílias”, afirmou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, que está no local do incidente.

Além da Codesal, técnicos da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Transalvador estão no local fazendo o isolamento da área e auxiliando nos trabalhos junto à Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e da concessionária Neoenergia Coelba.

“A Secretaria de Manutenção (Seman) já está enviando também maquinário e a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), por sua vez, está preparando a operação de demolição das partes soltas do edifício. Nesse momento, estamos aguardando os trabalhos da Coelba para garantir a segurança dos serviços que estão por vir”, completou Sosthenes Macêdo.

Alertas – Em consequência das fortes chuvas, a Codesal emitiu alertas na noite desta terça-feira para as comunidades de Baixa do Cacau, em São Caetano; do Bom Juá; da Vila Picasso, na Capelinha; de Voluntários da Pátria, no Lobato; e do Calabetão. As sirenes foram acionadas nas regiões e os moradores devem dirigir-se para um local seguro, conforme treinamento prévio da Defesa Civil de Salvador.

Nas últimas 72 horas, segundo a Codesal, o acumulado de chuvas foi acima de 150mm, indicando situação de alerta, nas seguintes regiões: Bom Juá (176mm), Calabetão (152mm), Capelinha / Vila Picasso (154mm), Liberdade / Vila Sabiá / Barão Vila da Barra (173mm), Lobato / Voluntários da Pátria (154mm) e São Caetano / Baixa do Cacau (163mm).

As ocorrências devem ser comunicadas à Codesal, que está de plantão 24h, através do número gratuito 199.

Fonte: Secom PMS
Foto: Divulgação

Related posts

Randerson Leal, Associação SOS Caserna e Instituto Social Legal promovem Curso de Confeitaria e Panificação em Cajazeiras XI

Fulvio Bahia

Número de beneficiados pelo programa IPTU Verde cresce 80% em 2023

Fulvio Bahia

Pirajá, Boca do Rio e Armação têm trânsito alterado neste domingo (09) em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais