Assembleia Legislativa da BahiaBahia

Comissão de Agricultura da Alba aprova nota de repúdio contra declarações de CEO do Carrefour e cobra retratação

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta terça-feira (26) nota de repúdio contra as declarações do CEO global do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard. Na semana passada, ele afirmou que a rede deixaria de comprar carne do Mercosul por, supostamente, não atender às exigências e normas sanitárias e ambientais.

Os parlamentares afirmaram que as declarações são irresponsáveis e preconceituosas, colocando em xeque, de maneira injustificável, o padrão de qualidade da pecuária brasileira. Eles lembraram que o país é um dos maiores exportadores de proteína animal do mundo, justamente por cumprir todas as exigências sanitárias. “Os pecuaristas brasileiros produzem com excelência e respeitam as leis ambientais mais rígidas do mundo”, diz a nota aprovada.

Além disso, lembraram que as declarações do CEO global do Grupo Carrefour têm como pano de fundo uma disputa comercial patrocinada por pecuaristas franceses contrários à assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que propõe reduzir as tarifas de importação e exportação entre os dois blocos. O executivo, portanto, caluniou o Brasil para obter aprovação junto aos produtores de seu país.

“É legítimo que cada país defenda os interesses comerciais do seu setor produtivo, mas é completamente inaceitável que o CEO de um grupo mundial, com negócios inclusive no Brasil, faça declarações irresponsáveis e mentirosas sobre a qualidade da carne produzida em nosso território”, salienta a nota.

Os parlamentares ressaltam que é “imperativo que o Grupo Carrefour se retrate, pedindo desculpas aos pecuaristas brasileiros. Não aceitaremos que nenhum interesse escuso de grupos internacionais manche a imagem de um dos setores nacionais que mais investem em qualidade de produção”.

Fonte: Ascom Alba
Foto: Juliana Andrade/ Agência ALBA

Related posts

Orçamento 2024: Governo da Bahia projeta 72% dos recursos para a área social

Fulvio Bahia

Beneficiários do Bolsa Família têm até 28 de junho para atualizar as condicionalidades de saúde

Fulvio Bahia

Adab monitora abrigos de morcegos hematófagos para evitar novos focos da raiva animal no estado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais