CulturaFeiraLiteratura

FLITA 2024: Início de festa literária encanta público de com elenco 100% baiano

Quarta edição do evento cultural gratuito começou quarta-feira (27/12) e segue até domingo (01/12)

Um elenco que reúne o melhor da literatura com dendê da Bahia está em Aratuípe desde a última quarta-feira para a Festa Literária de Aratuípe (FLITA). O evento cultural gratuito, com o tema Literatura e Encantamento, começou dia 27/11 e segue até o dia 1° de dezembro. ”Sorrisos largos, aplausos calorosos e a energia contagiante marcaram a abertura da FLITA. Um início repleto de magia, onde a literatura se uniu à celebração e aos sonhos de todos que acreditam no seu poder transformador”, define a curadora do evento, Meg Heloise.

Com a participação de Rebeca Tárique como mestra de cerimônia, a abertura da FLITA contou com a presença do secretário de Educação de Aratuípe e presidente da UNDIME-BA, Anderson Passos, da representante Territorial de Cultura do Baixo Sul Jhessy e do prefeito no município e anfitrião do evento, Antônio Marcos Araújo, que destacou a importância da FLITA para o desenvolvimento cultural e educacional das cidades e para o fortalecimento da identidade regional. O Coral Afro da Bahia tomou conta do palco central do encontro na primeira noite da FLITA, trazendo canções marcantes, que abraçaram o público.
Já o segundo dia de FLITA foi marcado por “um profundo engajamento com as artes literárias, culturais e imaginativas, proporcionando ao público uma imersão em diversas formas de expressão e reflexão”, como descreve a curadora. A mesa com a escritora Edma de Góis foi mediada por Hilário Zeferino e aprofundou o conceito do encantamento como ferramenta de resistência e renovação e debateu o papel da literatura ao criar novas perspectivas para a vida cotidiana.
Na segunda mesa do dia, Calila das Mercês e Mario Omar, com mediação de Sandra Lis, compartilharam suas experiências pessoais e literárias, encantando a plateia com histórias de vida e encontros com a palavra. O diálogo girou em torno da oralidade, da tradição do “causo” e do poder da narrativa como um meio de preservação cultural. Durante a conexão FLITA, uma conversa envolvente com Nelson Maca, Cronista do Morro, com mediação de Felipe Di Melo. O bate-papo explorou a cena do Hip Hop na Bahia e refletiu sobre o papel da música e da poesia na construção de identidades e resistência nas periferias.

A FLITINHA, programação dedicada para o público infantil, teve início já no seu segundo dia de evento. As escritoras Nini Kemba Nayo e Paula Brito encantaram crianças e adultos com sessões de contação de histórias e suas narrativas criativas. O segundo dia de festa teve show de Cinho Sena, que trouxe a energia e autenticidade da música brasileira para o palco. Com um repertório repleto de músicas que ressoam com as tradições da cultura popular e da música contemporânea, Cinho Sena promoveu, com sua voz marcante, um momento de celebração coletiva. A apresentação, que envolveu ritmos contagiantes e letras carregadas de sentimento, foi aplaudida pelo público.

Tem mais programação hoje e no final de semana

A FLITA tem como objetivo principal democratizar a literatura para todos, além de apresentar a magia dos livros para estudantes e educadores da Bahia. Um dos destaques da edição deste ano é a participação da a autora Luciany, que já é veterano na FLITA e celebra a conquista recente do Prêmio São Paulo de Literatura 2024, com o livro Mata Doce. Outro grande momento esperado será o encontro doo jornalista e escritor Ricardo Ishmael, autor de seis livros infantis que apresenta ao público agora sua nova obra Por que as Nuvens Choram?, com a contadora de histórias milenares Nancy de Souza e Silva, conhecida como Vovó Cici de Oxalá. A mesa intitulada de Bahia: terra de encantados acontece no domingo (01/12), às 10 horas, no auditório Municipal Edvaldo Machado Boaventura.

Muitos encontros literários acontecerão também na FLITINHA, com a participação de estudantes das redes municipal e estadual do município em diversas apresentações e presença de escritores que se dedicam à literatura para as infâncias, a exemplo de Ionã Scarante, Deco Lipe, Márcia Mendes, que lançará o novo livro Os cabelos de Voinha, Edilson Espínola, Barbara Ramos e Marcos Cajé, que fará contação da história de Imani. “Ela é uma menina alegre e corajosa que vive no quilombo Rio da Lua e vê o mundo com olhos mágicos”, conta o autor que acaba de retornar da África para uma imersão para suas narrativas afrofantásticas.

Confira a programação:

SÁBADO- 30/11/2024

CONEXÃO FLITA
9h Sarau Poetas da terra
Estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal, Osmadil, Edílson
Espínola e confrades.
11h Bate-papo 6 Corpo, representatividade e inclusão na literatura
Amanda Soares
Mediação: Deco Lipe

14h Bate papo 7 – Projeto Rota do Barro: Tradição e encantamento
Mestra Terezinha, Mauro Almeida (artesão ceramista) e Josemar (artesão ceramista)
Mediação: Milena Figueiredo

16h Terno de Reis de Jaguaripe
16h30min – Sarau Ocupação Cultural
ESCOLA M. LUCIANA GÓES

9h Lançamento de livros
Retalhos da vida, de Moacir Saraiva
No amassar do Barro: Livro-encontro com mestres ceramistas de Maragogipinho -BA, de
Joseane Costa Santana

9h40 Lançamento de livro
Fonte de Beber Água, de Cacau Novaes
Unguento, Anajara Tavares

10h Cineclube Kalunga BA

14h Lançamento de livros
A lagoa encantada, Edílson Espínola

14h30min Lançamento de Livro
A princesa Arany, Barbara Ramos

16h Cineclube Kalunga BA
AUDITÓRIO MUNICIPAL
10h00min – Mesa 5- Fabular é preciso: Entre o real e o ficcional na literatura
contemporânea
Lucyane Aparecida
Lívia Natália
Mediação: Samira Soares

15h00min – Mesa 6- O meu lugar na literatura
Edgard Abbehusen
Nankumpé Tupinambá e Deco Lipe
Mediação:Lorena Ribeiro

SÁBADO (01/12/2024)

FLITINHA
9h30min Contação de histórias – Jamile Menezes

10h Contação de histórias com Yalle Tárique

10h30min – Bate-papo 5- Literatura para as infâncias no Baixo Sul
Jamile Menezes
Ionã Scarante
Edilson Espínola
Barbara Ramos
Mediação: Juscy Souza

14h30 Contação de Histórias com Ionã Scrante

15h Lançamento de livros + Contação de histórias
Paula Anias
DOMINGO- 01/12/2024

CONEXÃO FLITA
9h Filarmônica Lira Ceciliana
AUDITÓRIO MUNICIPAL

10h00min- Mesa 7- Bahia: terra de encantados
Ricardo Ishmael
Vovó Cici
Mediação: Ludmila Singa

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Related posts

Lauro de Freitas: Secult convoca fazedores de cultura da área de produção audiovisual a participarem do CADASCULT

Fulvio Bahia

QUER DESENHAR COMIGO? Educadora e escritora baiana lança livro infantil na FLIPELÔ que estimula criatividade da criança

Fulvio Bahia

Neste domingo (28) tem espetáculo ‘A Casa Encantada’ no Teatro Vila Velha, na capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais