CiênciaCiênciaPesquisasSaúdeTratamentoTratamento Alternativo

Cannabis e os sintomas do tratamento do HIV

Desde 1998, o mundo celebra o Dia Mundial de Luta contra a AIDS em 1º de dezembro. No Brasil, a data ganhou ainda mais força com a instituição do Dezembro Vermelho, em 2017. Desde então, a luta contra o HIV e a AIDS avançou significativamente, com o Brasil liderando a resposta global.

Em celebração ao Dezembro Vermelho, vamos mostrar como cientistas do mundo inteiro investigam os benefícios da Cannabis na luta contra a AIDS e o HIV, sobretudo no manejo dos sintomas de pessoas que vivem com o vírus ou que já desenvolveram a doença.

O Brasil como exemplo no combate ao HIV

O Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS), é uma referência global por sua abordagem humanizada no combate ao HIV. De acordo com Andrea Boccardi, a representante brasileira do programa das Nações Unidas sobre AIDS (UNAIDS), isso se deve ao programa brasileiro oferecer medidas preventivas gratuitas, como:

  • 311 milhões de preservativos distribuídos;
  • 9 milhões de autotestes;
  • 100 mil pessoas fazem uso da Profilaxia Pré-exposição (PrEP), um medicamento que previne a infecção.
canabidiol HIV tratamentos disponiveis

Os sintomas do tratamento para o HIV

O tratamento antirretroviral disponível no SUS é capaz de controlar a replicação do vírus, fortalecer o sistema imune e aumentar a expectativa de vida. Além disso, populações vulneráveis, como mulheres trans, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com outros homens, têm acesso gratuito a esse cuidado.

Medicamentos com Cannabis também são aliados poderosos para aliviar alguns sintomas e de pacientes com HIV, como:

  • Perda de peso;
  • Náuseas;
  • Dores;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Problemas de memória e concentração.

Vamos destacar alguns estudos científicos que indicam os benefícios do tratamento complementar com medicamentos à base de Cannabis para aliviar sintomas em pacientes com HIV.

A Cannabis e os sintomas do HIV

1. Sintomas cognitivos

O HIV pode afetar o sistema nervoso central e prejudicar algumas funções cognitivas, como a memória, concentração e a velocidade do raciocínio. Em alguns casos, essa condição pode progredir e chegar a um quadro conhecido como demência associada ao HIV.

De acordo com o estudo The Impact of Cannabis Use on Cognition in People with HIV: Evidence of Function-Dependent Effects and Mechanisms from Clinical and Preclinical Studies, os canabinoides podem aliviar esses sintomas. A meta-análise identificou 34 estudos clínicos, os componentes da Cannabis oferecem neuroproteção graças a sua propriedade anti-inflamatória.

2. Náuseas e perda de apetite

O tratamento antirretroviral, mencionado anteriormente, é fundamental para frear a progressão da doença. Por outro lado, essa terapia causa alguns efeitos colaterais intensos como, náuseas, dores e perda de apetite. E é exatamente nesses sintomas que a Cannabis poderia contribuir, de acordo com o estudo Therapeutic Cannabis as an Antiemetic and Appetite Stimulant in Persons with Acquired Immunodeficiency Syndrome.

O uso de produtos com canabinoides, principalmente o delta-9-THC, contribuiria para aliviar os efeitos colaterais do tratamento antirretroviral. Desse modo, pacientes com HIV conseguem comer melhor e evitar a perda de peso, além de controlar sintomas relacionados à saúde mental.

3. Dores crônicas

Até um terço das pessoas com HIV relatam usar produtos com Cannabis para lidar com alguns dos seus sintomas.

O estudo Cannabis Use in HIV for Pain and Other Medical Symptoms analisou os principais motivos para esses pacientes buscarem os canabinoides e observou que as dores também aparecem na lista. Em depoimentos de mais de 100 pacientes nos EUA, os pesquisadores identificaram 94% dos pacientes com HIV utilizam canabinoides para reduzir as dores. Outros sintomas tratados foram:

  • Perda de apetite (97%)
  • Náuseas (93%)
  • Ansiedade (93%)
  • Depressão (86%)

A importância do acompanhamento médico

A campanha da UNAIDS para o Dezembro Vermelho de 2024 reforça que a luta contra a AIDS/HIV envolve proteger os direitos dessas pessoas, sobretudo o direito à saúde. Aceitação, respeito e cuidado são vitais para uma abordagem eficaz contra a AIDS. Do mesmo modo, leis, políticas e programas de saúde pública nos ajudam a evitar novas transmissões e cuidar de quem tem o vírus.

Foto de um homem em preto e branco com os dizeres "Sigamos o caminho dos direitos"

Se você ou algum conhecido deseja incluir medicamentos com Cannabis no tratamento para qualquer condição, é muito importante ter o acompanhamento de um profissional da saúde. Ele deve avaliar cuidadosamente a condição e, caso seja necessário, vai recomendar algum produto com canabinoides.

Fonte: Cannabis e Saúde
Foto: Vecteezy

Related posts

Governo do Estado inaugura 44 novos leitos no Hospital do Subúrbio e amplia atendimento em neurocirurgia e neurologia

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Centro Especializado de Reabilitação (CER) terá sua capacidade de atendimento e especialidades ampliadas

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Casos da Covid-19 aumentam neste mês de março

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais