Esporte

Inema recebe etapas de campeonatos baiano, nacional e internacional de natação em mar aberto

O evento reunirá mais 1.500 atletas na praia da Base Naval de Aratu

O movimento será intenso nas águas da praia de Inema, onde acontece as etapas de natação em águas abertas da IV Copa Bahia Internacional, o Circuito Sul-Americano de Clubes e Seleções, o Campeonato Brasileiro Interclubes, a Copa Brasil de Águas Abertas e finalíssima do Campeonato Baiano, a partir desta sexta-feira (06) até domingo (08), a partir das 6h, na Base Naval de Aratu.

Realizadas pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), as competições irão contar com mais de 1.500 atletas brasileiros e de diversos países, como Chile, Equador e Paraguai. Nos três dias, serão promovidas as provas de 1,5 km, 2,5 km, 5km e 10k, revezamento 4x1500m misto, além das provas de 250m e 500m destinadas aos jovens talentos.

Cerca de 600 atletas competirão em cinco provas da 9ª etapa do Campeonato Baiano em Águas, encerrando o circuito realizado em 2024. Na prova principal, de 4 km, os atletas pontuam para participar da Travessia Itaparica-Salvador, que acontece nos dias 21 e 22 de dezembro, e tem como padrinho o cantor e compositor Durval Lellys.
Além da prova principal, a competição reúne as provas para todas as categorias, de iniciantes aos atletas experientes. São elas, as provas mirim e petiz, de 150 metros; a partir dos 13 anos, de 300 metros; e as rápidas, com extensões de 1.250 e 800 metros.

Entre os atletas de alto nível, estão confirmados Lizian Simões Sobral, de 17 anos, que recentemente conquistou o título mundial na categoria Júnior Feminino da Copa do Mundo de Águas Abertas, e Celine Bispo e Arthur Pazos Brito, vencedores da prova de 4 km na última etapa do Campeonato Baiano.

A programação reúne ainda as provas do Troféu Marcelinha Cunha, do Circuito Nacional de Águas Abertas ABMN, do Campeonato Baiano de Águas Abertas e do Troféu Dia do Marinheiro.

“A realização das Finais de Águas Abertas em Inema consolida a Bahia como um polo de excelência nos esportes aquáticos, além de promover o intercâmbio entre atletas de diferentes nações e elevar o nível técnico das competições”, afirma o presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos.

O evento conta com o apoio da Marinha do Brasil, que oferece suporte institucional e logístico; A Saltur e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb e a Intermarítima, uma das patrocinadoras principais da competição.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Pré-Olímpico de futebol começa neste sábado; seleção estreia na terça (23)

Fulvio Bahia

Randerson Leal propõe construção de pista de atletismo

Fulvio Bahia

UFC: Blindado, Norma e Iasmin vencem, e Pavlovich nocauteia Blaydes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais