Câmara Municipal de SalvadorViolênciaViolência Contra a Mulher

‘Não é responsabilidade apenas das mulheres’, diz Ireuda Silva no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Nesta sexta-feira (6), a vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, destacou a relevância do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado anualmente em 6 de dezembro.

A data foi instituída como parte da campanha mundial “Laço Branco”, que busca conscientizar os homens sobre seu papel na erradicação da violência de gênero. Para Ireuda, é essencial que os homens assumam uma posição ativa contra qualquer forma de violência ou discriminação que afete as mulheres.

“Essa mobilização é um convite para que todos os homens reflitam sobre suas atitudes e, mais do que isso, se tornem aliados na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. O combate à violência contra a mulher não é responsabilidade apenas das mulheres; é um dever de todos os cidadãos”, afirmou a vereadora.

Ireuda também lembrou que o Brasil ocupa posições alarmantes no ranking de países com maiores índices de feminicídio e violência doméstica. “Nós temos leis importantes, como a Lei Maria da Penha, que completou 18 anos, mas ainda enfrentamos desafios significativos na sua aplicação. Além disso, precisamos de mudanças culturais que rompam com padrões machistas e naturalizados ao longo de gerações”, destacou.

Ao longo de seu mandato, a vereadora tem desenvolvido diversas ações voltadas para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Entre elas, destaca-se a implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha na Guarda Municipal de Salvador, que oferece suporte às vítimas de violência doméstica, e o programa Nova Fase, que reserva vagas de estágio para filhas de mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Estamos na linha de frente para criar mecanismos que empoderem as mulheres e as protejam da violência, mas é fundamental que os homens se somem a essa causa. Precisamos desconstruir estereótipos e educar as futuras gerações para que o respeito e a igualdade sejam valores inegociáveis”, reforçou.

Fonte / Foto: Ascom ver Ireuda Silva – Republicanos

Related posts

Defesa da Petrobras e pedido por mais acessibilidade são temas da Tribuna Popular

Fulvio Bahia

Família vítima de cárcere privado e violência doméstica é resgatada pela PM no município de Arataca

Fulvio Bahia

Emenda de André Fraga (PV) estende meia para professores de escola particular

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais