Prefeitura Municipal de SalvadorSaúde MentalViolência

Salvador participa de evento nacional do Acesso Mais Seguro

Uma comitiva da Prefeitura de Salvador está participando do IX Encontro Nacional da Rede Acesso Mais Seguro (AMS), em Fortaleza (CE). O evento anual é uma iniciativa do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e reúne delegações de diversos estados e municípios participantes do programa, voltado à gestão do estresse imposto pela violência armada que impacta equipamentos públicos em locais vulneráveis.

Além de compartilhar melhores práticas pelo país, a ideia do evento é proporcionar o entendimento dos desafios enfrentados pelas cidades para que os resultados obtidos com o programa sejam aprimorados. Estiveram presentes cerca de 130 autoridades de governo e profissionais dos municípios de Duque de Caxias (RJ), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vila Velha (ES). O debate englobou a atuação da educação, saúde, assistência social, juventude e direitos humanos, entre outras áreas.

A delegação de Salvador, coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), está presente com representantes das secretarias municipais da Educação (Smed), Saúde (SMS), Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Salvador em destaque – Como referência nacional por ser a primeira cidade a implementar o programa AMS simultaneamente em quatro secretarias, a capital baiana compartilhou o case durante a roda de conversa “Construindo uma política intersetorial do AMS”. Na ocasião, Salvador foi anunciada como a cidade-sede de onde será realizado o próximo encontro da rede, previsto para 2025.

“O evento possibilitou uma troca de experiências com representantes intersetoriais de outras cidades que atuam no programa da Cruz Vermelha, sobre cenários de violência urbana e a importância de importante buscar resoluções de alta complexidade, construção de estratégias para aperfeiçoar as gestões das situações de riscos de forma a não deixar a população e nossos colaboradores desassistidos”, declarou o assessor técnico da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, Abdon Brito, que representou a SMS.

O diretor-geral de Governança e Projetos da Semge, Reynaldo Neto, destacou a importância do olhar apurado da Prefeitura para a temática. “Salvador passou a fazer parte desta rede desde o ano passado e vem ganhando destaque com a decisão de implementação transversal e sistêmica, tornando o programa uma diretriz de governança pública”, pontuou.

Dentre os nomes que representam a Semge no encontro estão a subsecretária de Gestão, Rafaella Pondé, e o diretor-geral de Governança e Projetos da pasta, Reynaldo Neto, além de servidores que compõem o quadro técnico do programa na Semge, a exemplo do gerente de Soluções Inovadoras, Moabe Marinho, e a especialista em Políticas Públicas, Fernanda Ferroni.

Fonte: Secom GovBa
Foto: Ascom Semge

Related posts

Salvador Avalia aplica primeira avaliação de 2024 para alunos do Ensino Fundamental

Fulvio Bahia

Média de mortes de quilombolas dobra entre 2018 e 2022, diz pesquisa

Fulvio Bahia

Núcleo de Apoio à Primeira Infância em Salvador apresenta vivências no Encontro Nacional Urban95

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais