CiênciaCiênciaSaúdeSaúde MentalTratamentoTratamento Alternativo

Plataforma conecta experiência do paciente com avanços científicos na cannabis medicinal

Tecnologia transforma feedback de pacientes em dados para melhorar tratamentos e produtos da terapia canabinoide

Uma nova plataforma global promete revolucionar o mercado de cannabis medicinal ao dar voz aos pacientes e transformar suas experiências em dados científicos qualificados (Real World Evidence- RWE). A iniciativa, que conta com o desenvolvimento de Joseph C. Chen, que fez parte do time de tecnólogos originários da Blackberry®, busca integrar ciência e prática para impulsionar a eficácia de tratamentos na medicina endocanabinoide no Brasil, na América Latina e no mundo.


Escutando o paciente para transformar a ciência  


O projeto tem como objetivo colocar o paciente no centro do ecossistema de cannabis medicinal. “A cannabis medicinal está ganhando aceitação em todo o mundo, mas o feedback do paciente  é limitado. Os médicos carecem de orientação baseada em evidências, os pacientes carecem de informações confiáveis e a indústria precisa de validação  de resultados. Estamos dando voz ao paciente e traduzindo suas experiências em informações que impulsionam a evolução da cannabis medicinal”, explica Tiago Zamponi, General Manager Latam.


A partir do feedback dos pacientes, a tecnologia gera dados detalhados sobre a eficácia de formulações e cepas em condições específicas, como por exemplo dor crônica, insônia, ansiedade e outras. Essas informações são disponibilizadas exclusivamente para médicos prescritores e empresas, servindo como base para decisões mais assertivas. ” O objetivo é sempre sugerir a melhor formulação para o tratamento indicado ao paciente com o objetivo de oferecer a melhor eficácia possível”, ressalta Zamponi.


Um exemplo prático demonstra como a plataforma opera: imagine 100 pacientes com dor crônica utilizando uma formulação específica. Os dados coletados indicam que a eficácia foi de 60%, enquanto outros pacientes relataram efeitos adicionais, como melhora no sono. “A plataforma não faz prescrição, mas atua para oferecer ao médico e as empresas todas as informações necessárias para que eles tenham a segurança de prescrever e desenvolver a melhor formulação, sempre visando o benefício do paciente”, reforça Zamponi.
 

Dados qualificados para aprimorar produtos e tratamentos  


Com subscrições que variam entre níveis A, B e C, a plataforma oferece acesso a dados que auxiliam tanto médicos quanto empresas na busca por melhores soluções terapêuticas.  A Empresa já atua em países como Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália e Israel.


Ciência como alicerce da cannabis medicinal  


“A cannabis sem base científica é apenas uma commodity. Quando aliada à ciência, revela todo o seu potencial terapêutico”, destaca Zamponi. A plataforma reforça a importância de dados qualificados, que não apenas ajudam a melhorar os tratamentos, mas também elevam o padrão de desenvolvimento de produtos no setor.


Biblioteca interativa e inteligência para prescrições  


A plataforma inclui uma biblioteca com mais de 10 anos de estudos sobre diferentes formulações,  produtos, e cepas, oferecendo aos médicos e as empresas  um ponto de partida para prescrever e desenvolver nos produtos com maior segurança. Com exemplos práticos, como a eficácia de formulações em pacientes com dores específicas, ela visa facilitar decisões baseadas em evidências.
Impacto no ecossistema de cannabis medicinal  


A iniciativa é uma ponte entre as necessidades dos pacientes e os avanços científicos, proporcionando informações que beneficiam todos os agentes do setor. “Essa conexão transforma a experiência do paciente em insumo valioso para ciência, melhorando produtos e tratamentos e, em última instância, a qualidade de vida do paciente. Assim fazemos a informação circular para todos os envolvidos nesse ecossistema (produtores- empresas- médicos e pacientes.) Antes, a informação só seguia em uma direção (da semente ao paciente) e agora estamos fazendo a informação voltar do paciente para a semente fechando o ciclo da cannabis medicinal”, conclui Zamponi.

O lançamento da Cardea está previsto para o início de 2025. Os interessados ​​já podem se cadastrar no site oficial. Clique aqui para se cadastrar.

Fonte: Sechat
Imagem: Reprodução / Imagem Ilustrativa: IA

Related posts

Mutirão da multivacinação contra Covid-19 e gripe alcança quase 9 mil doses aplicadas em Salvador

Fulvio Bahia

Estudo brasileiro revela eficácia da cannabis no tratamento do autismo

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Mutirão pediátrico leva saúde e diversão para cerca de 200 crianças

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais