BahiaEducação AmbientalMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

Projeto Corais de Maré promove educação ambiental em escolas municipais de Ilha de Maré

A ação Corais de Maré Vai à Escola realizou palestras e oficinas para mais de 100 alunos do Ensino Fundamental I e II nas comunidades de Bananeira, Botelho e Santana

Os estudantes de três escolas municipais de Ilha de Maré, na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, receberam a visita do Corais de Maré Vai à Escola, para uma ação lúdica e educativa sobre o ambiente marinho e como ajudar na conservação deste importante ecossistema. Promovida pelo projeto Corais de Maré, a ação envolveu 115 alunos e 13 professores do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais de Bananeira, Botelho e Claudemira Santos Lima, na comunidade de Santana.

Desenvolvido pela empresa Carbono 14 em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA), com patrocínio da Braskem, o Corais de Maré promove a recuperação de corais nativos da Baía de Todos-os-Santos. Com tecnologia inédita, que utiliza o plástico e outros materiais, a iniciativa potencializa o crescimento da espécie de coral Millepora alcicornis.

Durante a ação os alunos puderam conhecer a experiência vivenciada pelos integrantes do Corais de Maré, além de participar de jogos de perguntas e respostas, possibilitando a fixação do conhecimento. A atividade também contou com exposição de materiais usados no projeto, para que os alunos pudessem conhecer de perto berçários, sementeiras e alguns tipos de corais, além de roupas de mergulho e equipamentos utilizados durante os trabalhos.

A vice-diretora da Escola Municipal de Bananeira, Generosa de Jesus, destacou a importância da ação. “Para nossos alunos terem consciência do trabalho da Braskem, em como lidar com o material de forma circular e para educá-los sobre o tratamento que deve ser dado aos resíduos”, ressaltou.

“De forma lúdica apresentamos as características do ambiente marinho, sua biodiversidade e os impactos a estes ecossistemas que a ação humana pode causar, possibilitando a reflexão das crianças sobre as boas práticas para a conservação do meio ambiente”, explica José Roberto Caldas, mais conhecido como Zé Pescador, CEO da Carbono 14.

Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, destaca que a iniciativa do Corais de Maré Vai à Escola une dois pilares de extrema relevância para a empresa: educação e sustentabilidade. “Com essa ação podemos apresentar para crianças e adolescentes da comunidade o pioneirismo deste projeto, que por meio de uma técnica inédita, utilizando plástico, recupera corais nativos na Baía de Todos-os-Santos, além de conscientizá-los também sobre a importância do meio ambiente e, em especial do mar, em nossas vidas”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Parceria entre Governo do Estado e Banco do Nordeste deve ampliar programa de microcrédito na Bahia

Fulvio Bahia

Aumenta número de postes danificados em Salvador devido a acidentes de trânsito

Fulvio Bahia

Circum-navegador malaio aporta em Salvador após cruzar Oceanos Índico e Atlântico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais