ArteCinemaCultura

Documentário sobre o que foi o maior porto do Brasil e do Atlântico Sul está em cartaz até o dia 18: veja onde assistir

Com distribuição da Santa Luzia Filmes, documentário pode ser assistido nas salas de cinema de São Paulo, Salvador, Ribeirão Preto/SP, Palmas/TO e Paulista/PE

“Porto de Origem”, documentário do cineasta baiano-francês Bernard Attal que retrata a história do antigo “Porto do Brasil”, continua em cartaz para sua segunda semana de exibição, em cinco cidades do país. De 12 a 18 de dezembro, o longa pode ser assistido em salas de cinema de Salvador, São Paulo, Ribeirão Preto/SP, Palmas/TO e Paulista/PE.

A obra cinematográfica traz uma investigação sobre o Comércio, bairro que abriga o Porto de Salvador, mas se tornou quase uma “cidade abandonada” na capital baiana. Uma ode à valorização do patrimônio histórico da cidade, o longa busca retratar a dicotomia entre o declínio do presente em relação a um passado de brilho e as possibilidades do futuro, a partir de uma sensibilização sobre a importância histórica do local.

A inspiração do cineasta para o documentário se deu após o encontro de arquivos legados por sua avó francesa, de um velho título de investimento no Porto de Salvador, incentivando-o a buscar os segredos da região portuária. No longa, o cineasta observa os traços da história do local, sua arquitetura esplêndida, suas obras de arte, seus negócios tradicionais, suas empresas e a coragem de uma população eclética. 

“Porto de Origem” está em exibição nos cinemas Cinesystem Frei Caneca, São Paulo; Saladearte Cinema do Museu, Saladearte CineMAM, Cine Glauber Rocha, Salvador; Casa Belas Artes de Cinema, Ribeirão Preto/SP; Fundação Cultural, Palmas/TO; Cinesystem North Way Shopping, Paulista/PE.

Confira o trailer do filme – https://www.youtube.com/watch?v=AAsgbTGtkY0.

SINOPSE

Diretor Bernard Attal descobre nos seus arquivos pessoais um velho título de investimento no Porto de Salvador, incentivando-o a buscar os segredos do antigo “Porto do Brasil”. Passeando no bairro portuário, ele observa os traços da sua história, as atividades vibrantes e uma população diversa. Neste universo rico, o conflito é latente entre um declínio angustiante e um futuro promissor, porém incerto.

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção: Bernard Attal
Produção: Gel Santana
Fotografia: Hamilton Oliveira
Montagem: Marcos Lé
Computação Gráfica: Guillaume Roignant
Música: Silvain Vanot
Desenho do som: Haydson Oliveira e Eduardo Ayrosa

SERVIÇO
Filme “Porto de Origem”
Produção e distribuição: Santa Luzia Filmes
Dias de exibição: 12 a 18 de dezembro

Confira as cidades e cinemas de exibição: São Paulo (Cinesystem Frei Caneca), Salvador (Saladearte Cinema do Museu, Saladearte CineMAM, Cine Glauber Rocha), Ribeirão Preto/SP (Casa Belas Artes de Cinema), Palmas/TO (Fundação Cultural) e Paulista/PE (Cinesystem North Way Shopping).

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Sala de Cinema Walter da Silveira recebe Mostra Melhores Minutos durante agosto

Fulvio Bahia

MAM Bahia inaugura a exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”, de Goya Lopes, nesta quarta-feira (9)

Fulvio Bahia

Livro ” A Luz da Maternidade” de Fernanda Carvalho celebra o nascimento

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais