BahiaGoverno do EstadoMeio AmbientereciclagemSustentabilidade

Governo do Estado lança consulta pública sobre Decreto de Logística Reversa

O Governo do Estado lança, nesta segunda-feira (16), a minuta do Decreto de Logística Reversa de Embalagens em Geral para consulta pública. O documento está disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) até o dia 30 de janeiro de 2025. A consulta busca coletar contribuições de diversos setores da sociedade, para aprimorar as políticas públicas de maneira participativa, e promover a inclusão socioprodutiva dos catadores, ao mesmo tempo em que fortalece a gestão sustentável de resíduos.

Com foco na economia circular, o Decreto visa fortalecer a atuação das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, reconhecendo-os como agentes essenciais na gestão ambiental. O objetivo é garantir que esses trabalhadores desempenhem um papel ativo na cadeia de reciclagem, promovendo a destinação adequada dos materiais recicláveis e contribuindo diretamente para a preservação dos recursos naturais.

A proposta também inclui a criação de certificados de crédito de reciclagem, concedidos com base em projetos estruturantes de logística reversa. Esses certificados permitirão a antecipação de emissões futuras, facilitando a adesão ao sistema de reciclagem e oferecendo novas oportunidades para as cooperativas no processo de coleta e destinação dos materiais recicláveis.

Em conformidade com a Lei n.º 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e o Decreto que regulamenta a Política Estadual de Resíduos Sólidos da Bahia, o Decreto de Logística Reversa estabelece um sistema coletivo de gestão. Coordenado por uma entidade gestora, o sistema envolverá empresas de diferentes portes, desde grandes fábricas até pequenos comércios.

“O Governo tem o compromisso de valorizar o trabalho dos catadores e catadoras, reconhecendo-os como agentes ambientais fundamentais na gestão de resíduos sólidos. O Decreto facilitará a inclusão das cooperativas no sistema de reciclagem, proporcionando-lhes mais acesso a recursos e oportunidades”, afirmou o secretário, Eduardo Mendonça Sodré Martins.

A logística reversa é o processo de gestão de resíduos após o consumo, com o objetivo de devolvê-los aos pontos de origem para reciclagem, reutilização ou descarte adequado. Ela visa reduzir o impacto ambiental, promover a economia circular e compartilhar a responsabilidade entre produtores, consumidores e governos.

Fonte: Ascom/Inema
Foto: Fernando Udo / Setre

Related posts

Vacinas contra dengue serão redistribuídas para dez municípios baianos

Fulvio Bahia

“A gente não vai baixar a guarda”, afirma Jerônimo durante entrega de unidade conjugada de segurança em Mutuípe 

Fulvio Bahia

Plataforma ba.gov.br disponibiliza serviço de alteração de titularidade da conta da Embasa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais