Entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2024, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra -MST na Bahia realiza o 37º Encontro Estadual no Parque de Exposições, em Salvador/BA. O evento reunirá militantes, organizações sociais e lideranças políticas para debater os desafios e as perspectivas da Reforma Agrária Popular no Brasil e, especialmente, na Bahia.
Com uma programação diversificada, o encontro aborda temas centrais como a produção agroecológica, a crise climática, os desafios das relações humanas e a saúde mental, além de realizar balanços políticos e fortalecer a organização do movimento. Através de mesas de diálogo, assembleias, exibição de filmes e momentos de mística, o encontro reafirma a importância da luta pela terra e pela justiça social.
A Reforma Agrária Popular defendida pelo MST busca promover a democratização do acesso à terra, a produção de alimentos saudáveis e o desenvolvimento sustentável no campo, em oposição ao modelo de concentração fundiária e ao agronegócio predatório. Este encontro estadual simboliza não apenas um momento de reflexão, mas também de fortalecimento da unidade entre os trabalhadores do campo e da cidade.
Confira a programação completa:
15/12 – Domingo
9h30 – Mística
10h – Ato de abertura com organizações sociais e lideranças políticas
11h – Análise de Conjuntura – Com João Paulo (Direção Nacional do MST)
14h – Mesa: Reflexões sobre a crise climática – Com Prof.ª Celi Taffarel (UFBA), Rubens Siqueira (CPT) e Meiriely Oliveira (MST/BA)
17h – Assembleia da Juventude
20h – Cinema da Terra
16/12 – Segunda-feira
8h – Mística
8h30 – Mesa: Programa Agrário do MST – Com Zé Ricardo (Setor Nacional de Formação do MST)
14h – Mesa: Organização da produção: Desafios e Potencialidades
17h – Formatura da Turma Oziel Alves
17/12 – Terça-feira
8h – Mística
8h30 – Mesa: Relações Humanas e Territórios Livres de Violências (Gênero e Questão Racial)
10h30 – Mesa: Saúde e Prevenção de Adoecimento Mental
11h30 – Mesa: Balanço das Eleições 2024
15h – Nossa história faz a diferença
18/12 – Quarta-feira
8h – Mística
9h – Organizativo e calendário de lutas em 2025
14h – Recomposição da Direção Estadual e eleição da Direção Nacional
Encerramento
O 37º Encontro Estadual do MST na Bahia reafirma o compromisso com a luta por terra, dignidade e soberania alimentar, fundamentais para o avanço da Reforma Agrária Popular.
Fonte / Card: Assessoria de Imprensa