BahiaFiscalização

Ibametro entrega 43 bafômetros certificados e reforça a confiabilidade na fiscalização da Lei Seca

Cumprindo a Portaria INMETRO nº 369/2021, que regulamenta a verificação periódica e compulsória de etilômetros — conhecidos popularmente como bafômetros —, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) entregou 43 novos aparelhos certificados à Polícia Rodoviária Federal e a prefeituras municipais. A ação fortalece a fiscalização da Lei Seca, assegurando maior confiabilidade nos resultados apresentados pelos equipamentos utilizados no combate à condução de veículos sob efeito de álcool.

Esses etilômetros, portáteis e não portáteis, são usados para medir a concentração de álcool no ar expirado pelos motoristas e, de acordo com a legislação vigente, só podem ser empregados com fins probatórios quando certificados por órgãos integrantes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do INMETRO (RBMLQ-I), como o Ibametro.

O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, destacou a importância da certificação para a confiabilidade dos equipamentos e a proteção dos cidadãos. “Ao certificarmos os bafômetros, garantimos que os resultados apresentados são idôneos e tecnicamente confiáveis, contribuindo para uma fiscalização mais justa e para um trânsito mais seguro,” afirmou.

Por meio do PSIE (Portal de Serviços do Inmetro nos Estados) e do site do Ibametro, os cidadãos e empresas podem acessar informações sobre o Controle Metrológico, incluindo a consulta aos instrumentos.

Fonte / Foto: Ascom Ibametro

Related posts

Defensoria Pública: Seminário promove reflexão sobre promoção da defesa dos interesses individuais e coletivos da criança e do adolescente

Fulvio Bahia

Susaf vai ampliar possibilidade de comercialização dos produtos da agricultura familiar

Fulvio Bahia

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais