BahiaGoverno do Estado

Governo do Estado lança terceira edição do Projeto Verão Costa a Costa

O Projeto Verão Costa a Costa está de volta. A terceira edição foi lançada, nesta quarta-feira (18), em um café da manhã na Casa Artesanato da Bahia, no Porto da Barra, com a participação de atletas, representantes de federações esportivas e autoridades. O evento totalmente gratuito será realizado no período de 9 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, levando lazer e atividades esportivas para municípios do litoral baiano: da Costa das Baleias a Costa dos Coqueiros e Salvador.

Com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado, o projeto é uma inciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), com apoio de prefeituras municipais. O principal objetivo é incentivar a prática esportiva e promover a geração de renda, além de proporcionar lazer e atividades culturais para as localidades.

Foto: Yago Matheus/ Ascom Setre

Na terceira edição serão seis etapas: Alcobaça (9 a 12 de janeiro 2025); Porto Seguro (16 a 19 de janeiro); Itacaré (23 a 26 de janeiro); Valença (30 de janeiro a 02 de fevereiro); Camaçari (6 a 09 de fevereiro) e Salvador (13 a 16 de fevereiro). A expectativa é envolver a participação de 10 mil atletas e 20 mil pessoas. O evento reúne múltiplas modalidades esportivas, como beach soccer, beach tênis, futevôlei, vôlei de praia, corrida, surf, futmesa, além de atividades como arborismo e escalada.

“As modalidades são diversas e podem ser adaptar de acordo com cada localidade. Como estamos de volta a Itacaré, este ano incluímos o surf. A corrida entrou na temporada de 2024 e fez um sucesso tamanho que decidimos incluir na programação”, disse o coordenador de Esportes da Setre, Gustavo Miranda, que ressaltou a importância do projeto na revelação de talentos. “Uma das nossas atletas de vôlei de praia contemplada com o Bolsa Esporte foi revelada no Costa a Costa”, pontuou.

Foto: Yago Matheus/ Ascom Setre

Projeto consolidado

Para o secretário da Setre, Davdison Magalhães, o Costa a Costa é um projeto consolidado. “O projeto é nosso, do Governo do Estado, o esporte é nosso carro-chefe com foco na inclusão social dos jovens, mas o evento inclui atividades que contribuem para a geração de renda”, destacou. Magalhães, que deixa a pasta em janeiro de 2025, aposta no potencial do projeto de atrair novos parceiros. “Podemos atrair etapas de competições nacionais para o projeto e contar com o apoio do governo federal que nos dois primeiros anos precisou reestruturar o ministério”, disse.

A parceria com as federações esportivas tem sido fundamental para o sucesso do projeto.  “A gente só consegue fazer bons eventos porque temos parceiros importantes que abraçam os nossos projetos”, disse o chefe de gabinete da Sudesb, Diogo Rios. Além das federações, as prefeituras municipais também se mobilizam e apoiam o projeto. “Participamos da primeira edição e estamos retornando agora na terceira. O esporte é a maior ponte de inclusão social e vamos estar de braços abertos para receber o Costa a Costa”, disse o prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, presente no lançamento.

Foto: Yago Matheus/ Ascom Setre

Calendário

Alcobaça (9 a 12 de janeiro 2025)

Porto Seguro (16 a 19 de janeiro)

Itacaré (23 a 26 de janeiro)

Valença (30 de janeiro a 2 de fevereiro)

Camaçari (6 a 9 de fevereiro)

Salvador (13 a 16 de fevereiro)

Fonte: Ascom/Setre
Foto: Yago Matheus

Related posts

Estudantes podem solicitar reaplicação das provas do Enem até sexta-feira (15)

Fulvio Bahia

Nova sede do Caps Gregório de Matos, no Pelourinho, é inaugurada pelo Governo da Bahia

Fulvio Bahia

Prazo para recadastramento e prova de vida digital da Prefeitura termina nesta quarta-feira (20) 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais