EsportePrefeitura Municipal de SalvadorSalvamar

Inscrições para Travessia Internacional dos Salva-Vidas seguem até quarta (25)

Em comemoração ao Dia Internacional do Salva-Vidas e aos 43 anos da Coordenação de Salvamento Marítimo (Salvamar), a Prefeitura de Salvador promove a Travessia Internacional dos Salva-Vidas, no próximo dia 28. O evento, que reúne profissionais da Salvamar e nadadores amadores, está com inscrições abertas até esta quarta-feira (25).

Os interessados devem preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/fQvch7jLztdFNVRq9 e se comprometer com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue no dia e local do evento, durante marcação dos atletas. A atividade aquática tem início às 7h, na Rua K, em Itapuã, como ponto de largada, e se estenderá até a Praia de Jaguaribe, completando 4 km de prova.

Salva-vidas há 25 anos, o chefe do setor de Prevenção e Treinamento da Salvamar, Jou Alexandre Oliveira, afirma que a travessia é o ponto alto da Semana do Salva-Vidas, iniciada no último dia 16. “É uma forma de celebrar e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os servidores da Salvamar junto à população. Pensamos em um formato que homenageie os guerreiros e ajude na educação das nossas crianças. Será uma festa linda!”, afirma.

A premiação contemplará os destaques em quatro categorias: Geral masculino, Geral feminino, Salva-vidas masculino e Salva-vidas feminino. Além disso, medalhas de participação serão entregues aos inscritos. A coordenação alerta que não haverá marcação para nadadores não inscritos via formulário.

Prevenção – Além da travessia, a programação inclui a 5° edição da Primavera de Prevenção ao Afogamento e o Sobrasa Kids, eventos em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e Projeto Social Salva Itapuã. Após a prova aquática, serão oferecidas atividades envolvendo filhos e netos de salva-vidas, antigos salva-vidas e crianças da comunidade.

Palestras, corridas, simulações de salvamento, cabo de guerra e ações recreativas recheadas de troféus e medalhas integram a programação lúdica e educativa voltada para crianças com idades entre 9 e 14 anos. Durante a recreação, as crianças e adolescentes também receberão ensinamentos sobre Suporte Básico de Vida (SBV) no afogamento. “O objetivo é ensinar as crianças a se comportarem de forma segura e a reconhecerem os riscos que cercam o ambiente aquático”, pontua o coordenador do Projeto Social Salva Itapuã, Ariobaldo Arandiba dos Santos.

Monitoramento da orla – Em atuação em Salvador desde 1981, a Salvamar, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), desempenha importante trabalho no monitoramento das praias e na proteção da vida de banhistas, em grande parte do litoral soteropolitano. O trabalho se estende pela orla marítima da capital, do trecho que vai da praia de Jardim de Alah até a praia de Ipitanga, além das ilhas pertencentes ao município. A instituição conta com um efetivo total de 256 agentes, que atuam nos 51 postos espalhados no trecho entre o Jardim de Alah e Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe).

Fonte / Foto: Secom PMS

Related posts

Salvamar qualifica guarda-vidas em técnicas de salvamento 

Fulvio Bahia

Automobilismo: CBA/CNK divulga regulamento da 24ª Copa Brasil de Kart

Fulvio Bahia

Começa nesta quarta-feira (23) a VI Festa da Baleia Jubarte na Praia do Forte com música, campeonato de surf e simpósio internacional

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais