A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), além de atuar com agentes na faixa de areia, orientando o público do Festival Virada Salvador, incorporou à operação duas motos aquáticas, dando apoio no mar.
De acordo com o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, esse apoio veio em virtude da quantidade de pessoas que optam pelo banho de mar no último e primeiro dia do ano, seja para pular as sete ondas ou dar um mergulho para recarregar as energias.
“Entendemos que o dia 31 é bastante complicado com relação à praia. As pessoas acabam realmente indo pular suas ondas, fazer suas entregas de presentes, suas orações. Colocamos duas motos aquáticas para dar apoio em todo o trecho da orla, caso haja uma necessidade maior”, disse Dantas.
Ele reforça que a moto aquática não é navegável durante a noite, mas que durante o dia o veículo vai fazer toda a ronda no trecho extensivo da Salvamar, caso haja qualquer necessidade. “Com as motos, nós teremos um suporte maior, dando mais seguridade às pessoas que vêm se divertir no festival”.
Até o momento, o órgão não registrou nenhum afogamento no entorno da festa, apenas casos de encaminhamento ao posto médico pela ingestão de bebida alcóolica. “As pessoas estão indo procurar a praia nos finais dos shows, mas os salva-vidas estão atentos e fazendo o trabalho preventivo, evitando assim o afogamento”, concluiu o coordenador.
Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.
A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.
Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Fonte / Foto: Secom PMS