CulturaFestivalPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSalvamar

Salvamar reforça operação no Festival Virada Salvador com motos aquáticas

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), além de atuar com agentes na faixa de areia, orientando o público do Festival Virada Salvador, incorporou à operação duas motos aquáticas, dando apoio no mar.

De acordo com o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, esse apoio veio em virtude da quantidade de pessoas que optam pelo banho de mar no último e primeiro dia do ano, seja para pular as sete ondas ou dar um mergulho para recarregar as energias.

“Entendemos que o dia 31 é bastante complicado com relação à praia. As pessoas acabam realmente indo pular suas ondas, fazer suas entregas de presentes, suas orações. Colocamos duas motos aquáticas para dar apoio em todo o trecho da orla, caso haja uma necessidade maior”, disse Dantas.

Ele reforça que a moto aquática não é navegável durante a noite, mas que durante o dia o veículo vai fazer toda a ronda no trecho extensivo da Salvamar, caso haja qualquer necessidade. “Com as motos, nós teremos um suporte maior, dando mais seguridade às pessoas que vêm se divertir no festival”.

Até o momento, o órgão não registrou nenhum afogamento no entorno da festa, apenas casos de encaminhamento ao posto médico pela ingestão de bebida alcóolica. “As pessoas estão indo procurar a praia nos finais dos shows, mas os salva-vidas estão atentos e fazendo o trabalho preventivo, evitando assim o afogamento”, concluiu o coordenador.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Fonte / Foto: Secom PMS

Related posts

59 estagiários do ensino superior serão contratados através do novo edital da Semge

Fulvio Bahia

Confira as vagas de empregos oferecidas pelo SineBahia nesta terça (5)

Fulvio Bahia

Fora dos palcos o samba junino toma conta das ruas do Centro Histórico nesta sexta-feira (22)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais