BahiaCapacitaçãoCapacitaçãoEducaçãoGoverno do EstadoMunicípios

417 municípios baianos receberão capacitações técnicas através de cursos ofertados pelo Governo do Estado

A Bahia inicia 2025 com um marco inédito na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da rede estadual: pela primeira vez, cursos técnicos serão ofertados em todos os 417 municípios baianos. Serão 574 unidades escolares da rede estadual que, a partir de fevereiro, abrirão cerca de 200 mil vagas presenciais. As oportunidades estão articuladas à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial, consolidando a EPT como eixo estratégico para o desenvolvimento social e econômico do estado, articulados às demais políticas públicas.

Com metas claras e ações integradas, o estado projeta o ano de 2025 mais transformador na área da Educação. “Estamos ampliando horizontes e garantindo que cada jovem baiano e trabalhador tenham acesso a uma formação técnica de qualidade, conectada ao mundo do trabalho e às demandas dos arranjos produtivos locais e dos territórios. É um passo decisivo para transformar vidas e comunidades”, enfatizou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ezequiel Westphal.

Foto: Amanda Chung/ Ascom SEC

Para atender setores estratégicos, como o industrial, a Bahia fortalece parcerias com empresas como a BYD, que demandam mão de obra qualificada nos cursos técnicos ofertados pela Rede em áreas como Mecatrônica, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Biotecnologia, Informática e Química. No campo, o Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) será ampliado, promovendo a oferta de cursos voltados à agroecologia e práticas sustentáveis. Além disso, parcerias com o Sistema Nacional de Aprendizagem possibilitam a realização de cursos de qualificação profissional para a Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA).

Parcerias e programas federais

A oferta ampliada de cursos técnicos está alicerçada em uma rede de parcerias estratégicas e programas federais. Entre os programas federais, destacam-se o Pronatec, Projovem Urbano e Campo, Saberes da Terra. Já o Bahia Aprendiz resulta de uma ação conjunta entre a SEC, a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) que oferecem educação técnica e desenvolvimento sustentável para jovens e adultos. A formação de professores também é prioridade, com programas articulados entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e os Institutos Federais para a oferta de cursos de pós-graduação e qualificações técnicas docente voltadas ao uso de laboratórios e a produção de tecnologias sociais.

Parcerias com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) promovem o intercâmbio entre educação e inovação, conectando estudantes às demandas tecnológicas e ao mundo do trabalho. Além disso, a segunda fase do projeto pedagógico das escolas fábricas será implantada, reforçando a integração entre teoria e prática, com os atores das comunidades locais, organizações e setores do Governo.

Ampliação e Fortalecimento dos Encontros Estudantis

Os Seminários Territoriais, o Festival de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba) e o Educa Mais Bahia continuam como pilares do Encontro Estudantil da Rede Pública. Com foco na inovação e no protagonismo estudantil, essas etapas estimulam práticas pedagógicas criativas e conectam o aprendizado escolar às demandas reais. Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos no âmbito das tecnologias sociais e de iniciação científica, que promovem o pensamento crítico, a inclusão social e a inovação.

Investimentos e Avanços

Os avanços da EPT na Bahia são sustentados por investimentos robustos da Secretaria da Educação Em 2024, a Rede Estadual investiu mais de R$ 1,8 bilhão que foram direcionados à construção e modernização de escolas, incluindo laboratórios técnicos e espaços esportivos. Programas como Bolsa Presença e Mais Estudo garantiram suporte para mais de 500 mil estudantes. Com esses esforços, a Bahia se consolida como referência em educação inclusiva e de qualidade. “A educação profissional integrada e articulada à educação básica é o caminho para o futuro da Bahia. Estamos construindo uma rede que une excelência acadêmica, inovação e inclusão”, destacou Ezequiel Westphal.

Fonte: Ascom/SEC
Foto: Amanda Chun

Related posts

CAR prorroga para 31 de agosto o prazo de inscrições para o edital Comida no Prato

Fulvio Bahia

Bahia debate a garantia da segurança alimentar e nutricional durante conferência estadual

Fulvio Bahia

Espetáculo encerra celebração aos 28 anos da FCM no Subúrbio 360

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais